00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line
Título(s) alternativo(s): A computational model for the classification of the students’ motivation in online education
Autor(es): Malta, Cheops Araujo
Primeiro Orientador: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Maillard, Patrícia Augustin Jaques
Resumo: Em 2014, o Brasil contou com uma oferta de 25.166 cursos por meio da educação a distância. Este e outros dados mostram que a EAD não é um modismo,mas sim parte de um amplo e contínuo processo de mudança, bem como atestam a fase de consolidação desta modalidade de ensino, principalmente no ensino superior, onde seu crescimento tem sido expressivo e sustentado. No entanto, ainda são muitos os desafios sejam eles pedagógicos e/ou tecnológicos. Um destes desafios está relacionado com a motivação para aprender. Estudos evidenciam que conhecer os motivos e as metas que levam os alunos a envolver-se ou não com a aprendizagem é importante, tanto do ponto de vista motivacional, quanto ao fato de ser uma questão-chave para ajudar a compreender os processos de aprendizagem e as variáveis que os determinam. Neste sentido, propomos um modelo para a classificação automática da motivação dos estudantes da educação on-line, gerado com o auxílio de Instrumentos Psicométricos e Mineração dos Dados Educacionais. O modelo é desenvolvido em três etapas que ocorrem de modo sequencial, iniciando com a “construção da base de dados”, onde são coletados os dados dos alunos por meio de instrumentos psicométricos (questionários) e logs (registros de interação no ambiente virtual de aprendizagem). Na etapa seguinte, é realizado um experimento para “seleção do algoritmo para classificação” a ser utilizado na construção dos modelos. Finalmente, na etapa de “construção do modelo”, é construído e validado o modelo para classificação da motivação dos estudantes.
Abstract: In 2014, Brazil offered 25,166 courses through distance education. Data show that the distance education (Educação a Distância - EAD, in portuguese) is not a fad, but rather part of a broad and continuous process of change, and attest the consolidation phase of this type of education, especially in higher education, showing significant and sustainable growth. However, there are still many pedagogical and technological challenges. One of these challenges is related to the motivation to learn. Studies show that the reasons and the goals that lead students whether to engage learning, or not, is important from a motivational point of view, as well as a key issue to help educators understanding the processes of learning and their most important constructs. In this sense, we propose a model to automatically classify the motivation to learn from students of online/distance education. The model is generated with the aid of Psychometric instruments and Educational Data Mining. It is developed in three stages that occur sequentially, starting from the "construction of the database," where students’ data are collected through psychometric instruments (questionnaires) and logs (recorded actions and interactions in the virtual learning environment). In the next step, we carried out an experiment to "algorithm selection for classification" to be used in the construction of models. Finally, at the stage of "model building" is constructed and validated the model for student motivation classification.
Palavras-chave: Programação de computadores – Ensino
Ferramenta de auxílio a aprendizagem
Motivação na educação
Mineração de dados educacionais
Motivation to Learn
Computer programming – Teaching
Motivation in education
Educational data mining
Distance education
Achievement goals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: MALTA, Cheops Araujo. Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2452
Data do documento: 27-jun-2016
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