00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887pt_BR
dc.contributor.referee2Maillard, Patrícia Augustin Jaques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723385125570881pt_BR
dc.creatorMalta, Cheops Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329679439190018pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T17:01:11Z-
dc.date.available2018-01-30-
dc.date.available2018-02-05T17:01:11Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationMALTA, Cheops Araujo. Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2452-
dc.description.abstractIn 2014, Brazil offered 25,166 courses through distance education. Data show that the distance education (Educação a Distância - EAD, in portuguese) is not a fad, but rather part of a broad and continuous process of change, and attest the consolidation phase of this type of education, especially in higher education, showing significant and sustainable growth. However, there are still many pedagogical and technological challenges. One of these challenges is related to the motivation to learn. Studies show that the reasons and the goals that lead students whether to engage learning, or not, is important from a motivational point of view, as well as a key issue to help educators understanding the processes of learning and their most important constructs. In this sense, we propose a model to automatically classify the motivation to learn from students of online/distance education. The model is generated with the aid of Psychometric instruments and Educational Data Mining. It is developed in three stages that occur sequentially, starting from the "construction of the database," where students’ data are collected through psychometric instruments (questionnaires) and logs (recorded actions and interactions in the virtual learning environment). In the next step, we carried out an experiment to "algorithm selection for classification" to be used in the construction of models. Finally, at the stage of "model building" is constructed and validated the model for student motivation classification.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação de computadores – Ensinopt_BR
dc.subjectFerramenta de auxílio a aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subjectMotivation to Learnpt_BR
dc.subjectComputer programming – Teachingpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectEducational data miningpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectAchievement goalspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-linept_BR
dc.title.alternativeA computational model for the classification of the students’ motivation in online educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm 2014, o Brasil contou com uma oferta de 25.166 cursos por meio da educação a distância. Este e outros dados mostram que a EAD não é um modismo,mas sim parte de um amplo e contínuo processo de mudança, bem como atestam a fase de consolidação desta modalidade de ensino, principalmente no ensino superior, onde seu crescimento tem sido expressivo e sustentado. No entanto, ainda são muitos os desafios sejam eles pedagógicos e/ou tecnológicos. Um destes desafios está relacionado com a motivação para aprender. Estudos evidenciam que conhecer os motivos e as metas que levam os alunos a envolver-se ou não com a aprendizagem é importante, tanto do ponto de vista motivacional, quanto ao fato de ser uma questão-chave para ajudar a compreender os processos de aprendizagem e as variáveis que os determinam. Neste sentido, propomos um modelo para a classificação automática da motivação dos estudantes da educação on-line, gerado com o auxílio de Instrumentos Psicométricos e Mineração dos Dados Educacionais. O modelo é desenvolvido em três etapas que ocorrem de modo sequencial, iniciando com a “construção da base de dados”, onde são coletados os dados dos alunos por meio de instrumentos psicométricos (questionários) e logs (registros de interação no ambiente virtual de aprendizagem). Na etapa seguinte, é realizado um experimento para “seleção do algoritmo para classificação” a ser utilizado na construção dos modelos. Finalmente, na etapa de “construção do modelo”, é construído e validado o modelo para classificação da motivação dos estudantes.pt_BR
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