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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Alan Pedro da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2752203627912781 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4791933287778887 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maillard, Patrícia Augustin Jaques | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5723385125570881 | pt_BR |
dc.creator | Malta, Cheops Araujo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5329679439190018 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T17:01:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30 | - |
dc.date.available | 2018-02-05T17:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-27 | - |
dc.identifier.citation | MALTA, Cheops Araujo. Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2452 | - |
dc.description.abstract | In 2014, Brazil offered 25,166 courses through distance education. Data show that the distance education (Educação a Distância - EAD, in portuguese) is not a fad, but rather part of a broad and continuous process of change, and attest the consolidation phase of this type of education, especially in higher education, showing significant and sustainable growth. However, there are still many pedagogical and technological challenges. One of these challenges is related to the motivation to learn. Studies show that the reasons and the goals that lead students whether to engage learning, or not, is important from a motivational point of view, as well as a key issue to help educators understanding the processes of learning and their most important constructs. In this sense, we propose a model to automatically classify the motivation to learn from students of online/distance education. The model is generated with the aid of Psychometric instruments and Educational Data Mining. It is developed in three stages that occur sequentially, starting from the "construction of the database," where students’ data are collected through psychometric instruments (questionnaires) and logs (recorded actions and interactions in the virtual learning environment). In the next step, we carried out an experiment to "algorithm selection for classification" to be used in the construction of models. Finally, at the stage of "model building" is constructed and validated the model for student motivation classification. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programação de computadores – Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta de auxílio a aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject | Mineração de dados educacionais | pt_BR |
dc.subject | Motivation to Learn | pt_BR |
dc.subject | Computer programming – Teaching | pt_BR |
dc.subject | Motivation in education | pt_BR |
dc.subject | Educational data mining | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Achievement goals | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line | pt_BR |
dc.title.alternative | A computational model for the classification of the students’ motivation in online education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 2014, o Brasil contou com uma oferta de 25.166 cursos por meio da educação a distância. Este e outros dados mostram que a EAD não é um modismo,mas sim parte de um amplo e contínuo processo de mudança, bem como atestam a fase de consolidação desta modalidade de ensino, principalmente no ensino superior, onde seu crescimento tem sido expressivo e sustentado. No entanto, ainda são muitos os desafios sejam eles pedagógicos e/ou tecnológicos. Um destes desafios está relacionado com a motivação para aprender. Estudos evidenciam que conhecer os motivos e as metas que levam os alunos a envolver-se ou não com a aprendizagem é importante, tanto do ponto de vista motivacional, quanto ao fato de ser uma questão-chave para ajudar a compreender os processos de aprendizagem e as variáveis que os determinam. Neste sentido, propomos um modelo para a classificação automática da motivação dos estudantes da educação on-line, gerado com o auxílio de Instrumentos Psicométricos e Mineração dos Dados Educacionais. O modelo é desenvolvido em três etapas que ocorrem de modo sequencial, iniciando com a “construção da base de dados”, onde são coletados os dados dos alunos por meio de instrumentos psicométricos (questionários) e logs (registros de interação no ambiente virtual de aprendizagem). Na etapa seguinte, é realizado um experimento para “seleção do algoritmo para classificação” a ser utilizado na construção dos modelos. Finalmente, na etapa de “construção do modelo”, é construído e validado o modelo para classificação da motivação dos estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Um modelo computacional para classificação da motivação.pdf | Um modelo computacional para classificação da motivação de estudantes em educação on-line. | 20.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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