00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2451
Tipo: Dissertação
Título: Sobre o cálculo de áreas e o teorema de Pick
Título(s) alternativo(s): About calculation of areas and the Pick's theorem
Autor(es): Silva Junior, Francisco Silverio da
Primeiro Orientador: Micena, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Bronzi, Marcus Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Ana Lúcia Pinheiro
Resumo: Este trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para o ensino do conceito e do cálculo de área de polígonos diversos. Antes, nos esforçamos para tentar mostrar a importância do ensino de Geometria e do conceito de área, e tentamos analisar, à luz de PAVANELLO, um fenômeno educacional brasileiro: o abandono do ensino de Geometria. Posteriormente, seguimos com as definições e conceitos básicos necessários ao tratamento do conceito e do cálculo da área de polígonos mais elementares como quadrados, retângulos, triângulos, etc. No terceiro capítulo, apresentamos alguns resultados que podem ser demonstrados com as proposições do capítulo anterior, como o Teorema de Pitágoras, a Lei dos Senos e o Limite Fundamental trigonométrico. Depois apresentamos o Teorema de Pick, suas versões para polígonos com "buracos" e para polígonos com vértices de coordenadas racionais e sua surpreendente equivalência com a fórmula de Euler para polígonos no plano. No quinto capítulo, apresentamos alguns resultados interessantes que podem ser obtidos utilizando-se o Teorema de Pick, como por exemplo, uma estimativa para o valor de π, e encontrar uma solução inteira para a equação diofantina mp−nq = 1, em que p e q sejam primos entre si. Finalmente, no sexto capítulo, apresentamos uma proposta educacional para o tratamento do conceito de área de polígonos, que faz uso do site Google Maps e do software Geogebra, juntamente com o Teorema de Pick e da relação entre áreas de figuras semelhantes. Nesta atividade, propomos aos alunos calcular a área aproximada de mapas de regiões (como o Estado de Alagoas, a cidade de Maceió) apenas utilizando os resultados apresentados em sala de aula, sob a orientação do professor. Ao fim do trabalho, segue-se um apêndice com um pequeno resumo sobre a teoria das integrais e sua relação com o cálculo de área sob o gráfico de funções e a definição da função logarítmica.
Abstract: This work aims to introduce an alternative proposal for the teaching of the concept and calculation of the area of several polygons. Before, we strove to try showing the importance of the Geometry teaching and of the concept of area, and we tried to analyze, in the light of PAVANELLO, a Brazilian education phenomenon: the abandonment of Geometry teaching. After, we follow with the definitions and basic concepts required to the treatment of the concept and calculation of the more elementary polygons area as squares, rectangles, triangles, etc. On third chapter, we showed some results that can be demonstrated with the propositions of the previous chapter, as the Pythagoras’s Theorem, The Law of Sines and the Fundamental trigonometric limit. After we introduce the Pick’s Theorem, its versions for the polygons with "holes" and for polygons with vertices of reasonable coordinates and its surprising equivalence with the Euler’s Formula for polygons in plan. On the fifth chapter, we show some interesting results that can be obtained by using the Pick’s Theorem, like, for instance, an estimate for the value of π, and find a entire solution for the diophantine equation mp−nq = 1, where p e q are coprime. Finally, on the sixth chapter, we introduce an educational proposal for the treatment of the concept of polygon’s area, that makes use of the Google Maps site and of the Geogebra Software, together with the Pick’s Theorem and of the relation between areas of similar figures. At this activity, we propose to the students calculate the approximated area of regions (as the State of Alagoas, the city of Maceio) just using the results presented at classroom, under the supervision of the teacher. At the end of work, it follows an appendix with a small abstract about the integrals theory and its relation with the calculation of area under the graphic of functions and the definition of the logarithmic function.
Palavras-chave: Polígonos simples
Geometria plana – Figuras semelhantes
Pick, teorema de
Formula de Euler para planos
Matemática – Ensino
Simple Polygons
Similar Figures
Pick’s Theorem
Euler’s Formula for plans
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA JUNIOR, Francisco Silverio da. Sobre o cálculo de áreas e o teorema de Pick. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2451
Data do documento: 10-ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sobre o cálculo de áreas e o teorema de Pick.pdf6.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.