00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Tipo: Dissertação
Título: O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica
Autor(es): Oliveira, Evison Rosalino de
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Hilário Alencar da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Neste trabalho, descrevemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua para posteriormente estender tal representação para os números irracionais. Enunciamos também o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Inicialmente, com o auxílio da divisão euclidiana, obtemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua e, em seguida, através de aproximações sucessivas obtemos a representação dos números irracionais nestas frações. Depois, enunciamos e exemplificamos o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Em seguida, usamos as Frações Contínuas e o “Paradoxo de Galileu” na resolução de problemas físicos na Educação Básica. Ressaltamos, que conforme Portilho e Lima [8] (2006, p. 26) tais conteúdos raramente vem sendo lecionados nas aulas neste nível educacional, porém, neste texto procuramos expor uma proposta para que sejam ensinados e exercitados neste nível. Concluímos assim, que estes conteúdos podem ser muito úteis na resolução de problemas interessantes das disciplinas de Matemática e Física na Educação Básica.
Abstract: In this paper, we describe the representation of a rational number in the form of continuous fraction sand later extend this representation to irrational numbers. We also enunciate Galileo's Paradox for infinite sets. Initially, with the aid of Euclidean division, we obtain the representation of a rational number in the form of continuous fractions and then through successive approximations, we obtain the representation of irrational numbers using these fractions. Then we articulate and exemplify the Galileo's Paradox for infinite sets. In addition, we use the continuous fractions and Galileo's Paradox to solve physical problems appropriate for k-12 education. Portilho and Lima [8] (2006, p. 26) suggest that such content rarely has been taught at this educational level, but in this text we seek to expose a proposal to be taught and exercised at this level. We conclude that these contents can be very useful in solving interesting problems of mathematics and Physics in k-12 education.
Palavras-chave: Frações contínuas
Aproximações sucessivas
Paradoxo de Galileu
Problemas físicos
Educação básica
Continued fractions
Successive approximations
Galileo's paradox
Physical problems
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Evison Rosalino de. O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2427
Data do documento: 10-out-2014
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