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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2427
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica |
Autor(es): | Oliveira, Evison Rosalino de |
Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Hilário Alencar da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
Resumo: | Neste trabalho, descrevemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua para posteriormente estender tal representação para os números irracionais. Enunciamos também o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Inicialmente, com o auxílio da divisão euclidiana, obtemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua e, em seguida, através de aproximações sucessivas obtemos a representação dos números irracionais nestas frações. Depois, enunciamos e exemplificamos o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Em seguida, usamos as Frações Contínuas e o “Paradoxo de Galileu” na resolução de problemas físicos na Educação Básica. Ressaltamos, que conforme Portilho e Lima [8] (2006, p. 26) tais conteúdos raramente vem sendo lecionados nas aulas neste nível educacional, porém, neste texto procuramos expor uma proposta para que sejam ensinados e exercitados neste nível. Concluímos assim, que estes conteúdos podem ser muito úteis na resolução de problemas interessantes das disciplinas de Matemática e Física na Educação Básica. |
Abstract: | In this paper, we describe the representation of a rational number in the form of continuous fraction sand later extend this representation to irrational numbers. We also enunciate Galileo's Paradox for infinite sets. Initially, with the aid of Euclidean division, we obtain the representation of a rational number in the form of continuous fractions and then through successive approximations, we obtain the representation of irrational numbers using these fractions. Then we articulate and exemplify the Galileo's Paradox for infinite sets. In addition, we use the continuous fractions and Galileo's Paradox to solve physical problems appropriate for k-12 education. Portilho and Lima [8] (2006, p. 26) suggest that such content rarely has been taught at this educational level, but in this text we seek to expose a proposal to be taught and exercised at this level. We conclude that these contents can be very useful in solving interesting problems of mathematics and Physics in k-12 education. |
Palavras-chave: | Frações contínuas Aproximações sucessivas Paradoxo de Galileu Problemas físicos Educação básica Continued fractions Successive approximations Galileo's paradox Physical problems Basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | OLIVEIRA, Evison Rosalino de. O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2427 |
Data do documento: | 10-out-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
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O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu_ aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica.pdf | O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica | 535.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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