00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorOliveira, Evison Rosalino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883951519031605pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T17:31:40Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-31T17:31:40Z-
dc.date.issued2014-10-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Evison Rosalino de. O uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básica. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2427-
dc.description.abstractIn this paper, we describe the representation of a rational number in the form of continuous fraction sand later extend this representation to irrational numbers. We also enunciate Galileo's Paradox for infinite sets. Initially, with the aid of Euclidean division, we obtain the representation of a rational number in the form of continuous fractions and then through successive approximations, we obtain the representation of irrational numbers using these fractions. Then we articulate and exemplify the Galileo's Paradox for infinite sets. In addition, we use the continuous fractions and Galileo's Paradox to solve physical problems appropriate for k-12 education. Portilho and Lima [8] (2006, p. 26) suggest that such content rarely has been taught at this educational level, but in this text we seek to expose a proposal to be taught and exercised at this level. We conclude that these contents can be very useful in solving interesting problems of mathematics and Physics in k-12 education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrações contínuaspt_BR
dc.subjectAproximações sucessivaspt_BR
dc.subjectParadoxo de Galileupt_BR
dc.subjectProblemas físicospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectContinued fractionspt_BR
dc.subjectSuccessive approximationspt_BR
dc.subjectGalileo's paradoxpt_BR
dc.subjectPhysical problemspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso de frações contínuas e do paradoxo de Galileu: aplicações na resolução de problemas físicos na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, descrevemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua para posteriormente estender tal representação para os números irracionais. Enunciamos também o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Inicialmente, com o auxílio da divisão euclidiana, obtemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua e, em seguida, através de aproximações sucessivas obtemos a representação dos números irracionais nestas frações. Depois, enunciamos e exemplificamos o “Paradoxo de Galileu" para conjuntos infinitos. Em seguida, usamos as Frações Contínuas e o “Paradoxo de Galileu” na resolução de problemas físicos na Educação Básica. Ressaltamos, que conforme Portilho e Lima [8] (2006, p. 26) tais conteúdos raramente vem sendo lecionados nas aulas neste nível educacional, porém, neste texto procuramos expor uma proposta para que sejam ensinados e exercitados neste nível. Concluímos assim, que estes conteúdos podem ser muito úteis na resolução de problemas interessantes das disciplinas de Matemática e Física na Educação Básica.pt_BR
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