00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2354
Tipo: Dissertação
Título: Número de ouro na educação básica: construções geométricas na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Number of gold in basic education: construction geometric in the classroom
Autor(es): Santos, Maria Dayane Dalysse dos
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Hilário Alencar da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Apresentamos, neste trabalho, um pouco da história de um número fascinante, conhecido entre outros nomes, por Razão Áurea. Mostramos também algumas curiosidades e propriedades matemáticas encontradas nesse número e sua relação com a sequência de Fibonacci. Além disso, apresentamos as definições e algumas propriedades do retângulo e triângulo áureos e do pentágono regular e pentagrama. Realizamos algumas construções geométricas relacionando-as com a Razão Áurea, retratamos como o conteúdo de construções geométricas foi perdendo espaço no Ensino Fundamental e Médio ao longo do tempo, e o resgate deste conteúdo no panorama atual da educação. Finalizamos este trabalho aplicando atividades que relacionam a Razão Áurea com as construções geométricas e com a sequência de Fibonacci, atividades estas aplicadas em uma escola pública do município de Rio Largo/AL, com turmas do Ensino Fundamental tendo como objetivo despertar o interesse dos alunos pela matemática e trabalhar com construções geométricas.
Abstract: We present in this work a bit of history of a fascinating number, known, among other names, as the Golden Ratio. We also show some curiosities and mathematical properties found in this number and its relationship to the Fibonacci sequence. In addition, we present definitions and some properties of golden rectangles and triangles and of the regular pentagon and pentagram. We developed geometric constructions relating them to the Golden Ratio, and discussed how the content of geometric constructions has been losing space in the elementary and secondary curriculum over time. In order to rescue this content for the current landscape of education we suggest the use of activities that relate to the Golden Ratio, tying the geometric constructions to the Fibonacci sequence. The activities described were implemented in a public school in the city of Rio Largo / AL, with students at an elementary school. The goal was to arouse the interest of students in mathematics and in working with geometric constructions.
Palavras-chave: Razão áurea – História
Construções geométricas
Sequência de Fibonacci
Resistências
Educação básica
Golden Ratio - History
Geometric constructions
Fibonacci sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SANTOS, Maria Dayane Dalysse dos. Número de ouro na educação básica: construções geométricas na sala de aula. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2354
Data do documento: 10-out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Número de ouro na educação básica- construções geométricas na sala de aula.pdfNúmero de ouro na educação básica: construções geométricas na sala de aula5.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.