00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um modelo computacional de combinação social aplicado ao processo de planejamento de orientadores em ambientes virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): A computational model of social combination applied to the advisor planning process in distance learning environments
Autor(es): Feitosa, Douglas de Lima
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lopes, Roberta Vilhena Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández-Domínguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Guilherme Ataí­de
Resumo: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino capaz de viabilizar a formação de profissionais com dificuldades de acesso à  formação universitária. Para tanto, esta modalidade necessita dispor de um conjunto de ferramentas computacionais que viabilizem o processo de ensino aprendizagem (PEREIRA et al., 2006a). A identificação de possí­veis orientadores e a sobrecarga de trabalho são algumas das dificuldades existentes neste processo. Pesquisas nesta área investem na idéia de trabalhar os interesses de alunos, professores e gestores da educação. Para tanto, esta pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, de maneira que os dados foram coletados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como através da aplicação de um questionário estruturado aos orientadores em potencial. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de propor um Modelo Computacional de Combinação Social que auxilia o Gestor de EAD no processo de planejamento de orientadores de trabalhos monográficos. São apresentadas três ferramentas computacionais, desenvolvidas por meio de algoritmos genéticos, que foram aplicadas no âmbito do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação a Distância, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil. Os resultados obtidos apontam que o modelo computacional proposto pode ser utilizado para auxiliar os gestores de EAD na redução dos casos de incompatibilidades de perfis de alunos e orientadores, bem como na redução da sobrecarga de trabalho dos docentes.
Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality capable of providing professional formation for people with limited access to university education. For this end, a set of computational tools is required in assisting the teaching and learning process (PEREIRA et al., 2006a). Moreover, some common obstacles for DE are the issues of identifying possible advisors for those students in the process of writing monographs and work overload. This has become an important issue for researches, placing their emphasis on the idea of working the interests of students, teachers and education managers. For such, this work used a quali-quantitative approach, in a way that data were collected in a Distance Learning Environment (DLE) and also by the application of a structured questionnaire to potential advisors. As such, this work has the objective of proposing a Computational Model of Social Combination that helps the DE Manager in the process of advisors planning for monograph works. This paper presents three computational tools developed by using genetic algorithms. These tools were applied according to the context of the DE undergraduate course of Information Systems offered by the Federal University of Alagoas and the Open University of Brazil. The results show that the proposed computational model can be used to help DE Managers to reduce the cases of students’ and advisors’ profiles incompatibility, as well as to reduce docent work overload.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Educação à  distância
Trabalhos acadêmicos - Orientação
Orientadores - Formação
Combinação social
Algoritmos genéticos
Distance learning environment
Distance education
Planning advisor
Social combination
Genetic algorithms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: FEITOSA, Douglas de Lima. Um modelo computacional de combinação social aplicado ao processo de planejamento de orientadores em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1616
Data do documento: 28-fev-2011
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