00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.referee1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Guilherme Ataí­de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429pt_BR
dc.creatorFeitosa, Douglas de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9440662113698245pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-02T19:40:28Z-
dc.date.available2017-02-26-
dc.date.available2017-03-02T19:40:28Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationFEITOSA, Douglas de Lima. Um modelo computacional de combinação social aplicado ao processo de planejamento de orientadores em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1616-
dc.description.abstractDistance Education (DE) is a teaching modality capable of providing professional formation for people with limited access to university education. For this end, a set of computational tools is required in assisting the teaching and learning process (PEREIRA et al., 2006a). Moreover, some common obstacles for DE are the issues of identifying possible advisors for those students in the process of writing monographs and work overload. This has become an important issue for researches, placing their emphasis on the idea of working the interests of students, teachers and education managers. For such, this work used a quali-quantitative approach, in a way that data were collected in a Distance Learning Environment (DLE) and also by the application of a structured questionnaire to potential advisors. As such, this work has the objective of proposing a Computational Model of Social Combination that helps the DE Manager in the process of advisors planning for monograph works. This paper presents three computational tools developed by using genetic algorithms. These tools were applied according to the context of the DE undergraduate course of Information Systems offered by the Federal University of Alagoas and the Open University of Brazil. The results show that the proposed computational model can be used to help DE Managers to reduce the cases of students’ and advisors’ profiles incompatibility, as well as to reduce docent work overload.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à  distânciapt_BR
dc.subjectTrabalhos acadêmicos - Orientaçãopt_BR
dc.subjectOrientadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCombinação socialpt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectDistance learning environmentpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectPlanning advisorpt_BR
dc.subjectSocial combinationpt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo computacional de combinação social aplicado ao processo de planejamento de orientadores em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA computational model of social combination applied to the advisor planning process in distance learning environmentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino capaz de viabilizar a formação de profissionais com dificuldades de acesso à  formação universitária. Para tanto, esta modalidade necessita dispor de um conjunto de ferramentas computacionais que viabilizem o processo de ensino aprendizagem (PEREIRA et al., 2006a). A identificação de possí­veis orientadores e a sobrecarga de trabalho são algumas das dificuldades existentes neste processo. Pesquisas nesta área investem na idéia de trabalhar os interesses de alunos, professores e gestores da educação. Para tanto, esta pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, de maneira que os dados foram coletados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como através da aplicação de um questionário estruturado aos orientadores em potencial. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de propor um Modelo Computacional de Combinação Social que auxilia o Gestor de EAD no processo de planejamento de orientadores de trabalhos monográficos. São apresentadas três ferramentas computacionais, desenvolvidas por meio de algoritmos genéticos, que foram aplicadas no âmbito do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação a Distância, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil. Os resultados obtidos apontam que o modelo computacional proposto pode ser utilizado para auxiliar os gestores de EAD na redução dos casos de incompatibilidades de perfis de alunos e orientadores, bem como na redução da sobrecarga de trabalho dos docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.