00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes Filho, Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440364612074477pt_BR
dc.creatorSarmento, Analuiza Silva Tenório Luna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0557463964228805pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T03:35:27Z-
dc.date.available2016-08-12-
dc.date.available2016-08-19T03:35:27Z-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifier.citationSARMENTO, Analuiza Silva Tenório Luna. Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia. 2015. 32 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1420-
dc.description.abstractThe survey was conducted in order to verify the acquisition of skills and competencies in Neurology for medical training, required by the National Curriculum Guidelines. Introduced methodological innovation in Neurology discipline, encouraging the students to produce a vídeo on Stroke as a pedagogical activity. For this the students performed literature search and preparation of the script of the vídeos considered relevant aspects of the clinical picture, diagnosis, as well as ethical and social issues surrounding this type of pathology. The choice of vídeo contente was due to the high incidence and prevalence of the condition, being relevant to the medical population been abled in diagnosis, treatment and empower people about prevention and care strategies. After the presentation of the videos, students completed questionnaires about the use of this methodology for learning, to develop skills and competencies in medical training. The information obtained was analyzed and showed that the vídeo production favored the learning contentand contributed to the development of skills, competencies and attitudes in Neurology for medical training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurologiapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectNeurologypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleMetodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologiapt_BR
dc.title.alternativeActive in teaching learning process methodologies in the area of neurologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a aquisição de habilidades e competências em Neurologia, para a formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Introduzimos inovação metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os discentes a produzirem um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral como atividade pedagógica. Para isso os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica e na elaboração do roteiro dos vídeos consideraram aspectos relevantes do quadro clinico, diagnóstico, bem como questões éticas e sociais que envolvem esse tipo de patologia. A escolha do conteúdo dos vídeos foi decorrente da alta incidência e prevalência da patologia, sendo relevante para a comunidade médica estar habilitada no diagnóstico, tratamento e empoderando a população sobre estratégias de prevenção e cuidados. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam questionários sobre o uso dessa metodologia para a aprendizagem, para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação médica. As informações obtidas foram analisadas e apontaram que a produção de vídeo favoreceu a aprendizagem do conteúdo e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes em Neurologia para a formação médica. As oficinas foram o Produto de Intervenção proposto com o objetivo de envolver os integrantes do processo educacional, proporcionando o compartilhar de saberes e o incentivo para a implementação das estratégias de ensino-aprendizagem coerentes com as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na area de neurologia.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.