00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1326
Tipo: Dissertação
Título: Saberes e práticas de docentes no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior na saúde
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices of teachers in the use of information and communication technology (ICT) in higher education in health
Autor(es): Albuquerque, Antonia Adriana Alves de
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Almira Alves dos
Resumo: Esta pesquisa descreve saberes e práticas de docentes no uso das TIC no ensino superior na saúde. O objetivo geral deste estudo foi conhecer o uso das TIC pelos docentes no processo ensino-aprendizagem de uma instituição privada de ensino superior (Campus I) na cidade de Maceió-Alagoas. A metodologia utilizada foi descritiva, transversal, quanti-qualitativa, com a participação de 25 docentes de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e odontologia, utilizando um questionário com 16 perguntas, sendo seis fechadas para a caracterização dos docentes e dez abertas sobre as TIC na prática docente. Conclui-se a maioria dos professores pesquisados tem formação docente para utilizar as TIC e que as TIC mais usadas por eles foram: blog e outras redes sociais, chat, data show, correio eletrônico, fórum de discussão, videoconferência e wikis. Para esses professores, essas tecnologias são importantes para as práticas pedagógicas, e já fazem parte do cotidiano dos mesmos, auxiliando, favorecendo e contribuindo para o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This research describes knowledge and practices of teachers in using ICT in higher education in health. The aim of this study was to know the use of ICT by teachers in the teaching-learning process of a private institution of higher education (Campus I) in the city of Maceió Alagoas. The methodology used was descriptive, cross-sectional, quantitative and qualitative, with the participation of 25 teachers of nursing, pharmacy, physiotherapy, nutrition and dentistry, using a questionnaire with 16 questions, six closed for the characterization of teachers and ten open on ICT in teaching practice. We conclude that the majority of teachers surveyed have teacher training to use ICT and the ICT they use most often were: blog and other social networks, chat, date show, e-mail, discussion forum, video conferencing and wikis. For these teachers, these technologies are important for pedagogical practices, and are now part of daily life for themselves, assisting, promoting and contributing to the teaching-learning process.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Educação em saúde
Information technology
Health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: ALBUQUERQUE, Antonia Adriana Alves de. Saberes e práticas de docentes no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior na saúde. 2013. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensina na Saúde)-Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1326
Data do documento: 24-set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABERES E PRÁTICAS DE DOCENTES NO USO DAS TECNOLOGIAS DA.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.