00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010369315381653pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Rosana Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657527752217406pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Almira Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389264304369432pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Antonia Adriana Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7974302035814283pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-23T18:59:25Z-
dc.date.available2016-05-20-
dc.date.available2016-05-23T18:59:25Z-
dc.date.issued2014-09-24-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Antonia Adriana Alves de. Saberes e práticas de docentes no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior na saúde. 2013. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensina na Saúde)-Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1326-
dc.description.abstractThis research describes knowledge and practices of teachers in using ICT in higher education in health. The aim of this study was to know the use of ICT by teachers in the teaching-learning process of a private institution of higher education (Campus I) in the city of Maceió Alagoas. The methodology used was descriptive, cross-sectional, quantitative and qualitative, with the participation of 25 teachers of nursing, pharmacy, physiotherapy, nutrition and dentistry, using a questionnaire with 16 questions, six closed for the characterization of teachers and ten open on ICT in teaching practice. We conclude that the majority of teachers surveyed have teacher training to use ICT and the ICT they use most often were: blog and other social networks, chat, date show, e-mail, discussion forum, video conferencing and wikis. For these teachers, these technologies are important for pedagogical practices, and are now part of daily life for themselves, assisting, promoting and contributing to the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleSaberes e práticas de docentes no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior na saúdept_BR
dc.title.alternativeKnowledge and practices of teachers in the use of information and communication technology (ICT) in higher education in healthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descreve saberes e práticas de docentes no uso das TIC no ensino superior na saúde. O objetivo geral deste estudo foi conhecer o uso das TIC pelos docentes no processo ensino-aprendizagem de uma instituição privada de ensino superior (Campus I) na cidade de Maceió-Alagoas. A metodologia utilizada foi descritiva, transversal, quanti-qualitativa, com a participação de 25 docentes de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e odontologia, utilizando um questionário com 16 perguntas, sendo seis fechadas para a caracterização dos docentes e dez abertas sobre as TIC na prática docente. Conclui-se a maioria dos professores pesquisados tem formação docente para utilizar as TIC e que as TIC mais usadas por eles foram: blog e outras redes sociais, chat, data show, correio eletrônico, fórum de discussão, videoconferência e wikis. Para esses professores, essas tecnologias são importantes para as práticas pedagógicas, e já fazem parte do cotidiano dos mesmos, auxiliando, favorecendo e contribuindo para o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABERES E PRÁTICAS DE DOCENTES NO USO DAS TECNOLOGIAS DA.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.