00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9951
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Condições higiênico-sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de centros municipais de educação infantil de Rio Largo - Alagoas
Autor(es): Duarte, Evelly Francyelle da Silva
Silva, Tallyta Victória Nascimento
Primeiro Orientador: Padilha, Bruna Merten
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Thaysa Barbosa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Laudilse de Morais
Resumo: A alimentação escolar visa suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola. Para isso, as refeições ofertadas devem ser sensorial e nutricionalmente adequadas e seguras do ponto de vista sanitário. Portanto, as Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares devem manter práticas adequadas em todas as etapas do processo de produção de alimentos atendendo ao que é preconizado pela legislação sanitária vigente. Contudo, estudos que avaliam as condições higiênico-sanitárias da alimentação escolar demonstram que há um grande número de inadequações sendo encontradas. Frente ao exposto, na presente pesquisa objetivou-se avaliar as condições higiênico-sanitárias de unidades de alimentação e nutrição dos Centros Municipais de Educação Infantil de Rio Largo– Alagoas. Trata-se de um estudo observacional, de desenho transversal, com abordagem quantitativa, realizado em 5 unidades de alimentação e nutrição, com dados coletados no período de outubro a novembro de 2019. Aplicou-se a Lista de Verificação em Boas Práticas para Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares elaborada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, e gerou-se relatório, a partir do qual foram feitos os diagnósticos das condições higiênico-sanitárias das unidades de alimentação e nutrição escolares. Verificou-se que todas as unidades avaliadas foram classificadas em situação de risco sanitário regular, variando entre 51,72% a 73,69% de conformidades encontradas; sendo nos blocos “Manipuladores” e “Edificações e instalações da área de preparo” onde identificou-se mais não conformidades. Conclui-se que as inadequações encontradas podem comprometer a qualidade sanitária da alimentação escolar fornecida nas unidades, expondo as crianças beneficiadas ao risco de doenças transmitidas por alimentos. Logo, é de fundamental importância a adoção de medidas de adequação para que se garanta o fornecimento de alimentos seguros.
Abstract: A school feeding aims to partially suppress the nutritional needs of two students during their stay at school. For this, the feed offered must be sensory and nutritionally adequate and safe from a sanitary point of view. Therefore, the School Food and Nutrition Units must maintain adequate practices in all stages of the food production process, attending to what is recommended by the current sanitary legislation. Furthermore, studies that assess the hygienic-sanitary conditions of school feeding demonstrate that a large number of inadequacies have been found. Faced of exposed, this objective research will assess the hygienic-sanitary conditions of the food and nutrition units of two Municipal Centers for Infant Education of Rio Largo - Alagoas. It is an observational study, of cross-sectional design, with a quantitative approach, carried out in 5 units of food and nutrition, data collected in the outubro period to November 2019. It was applied to the Checklist in good Practices for Units of School Food and Nutrition, elaborated by the Collaborating Center for School Food and Nutrition, and generated reports, based on the fora and diagnoses of the hygienic-sanitary conditions of the school food and nutrition units. It was verified that all the approved units were classified as having a regular sanitary risk, varying from 51.72% to 73.69% of found conformities; Being on blocks "Manipulators" and "Buildings and facilities of the preparation area" where you can identify more no conformities. It was concluded that the inadequacies found could compromise the sanitary quality of the school feeding provided to the units, exposing the children benefiting from the risk of food-borne injuries. Therefore, is of fundamental importance to the adoption of adequate measures to guarantee the provide safe food.
Palavras-chave: Alimentação escolar
Boas práticas de manipulação
Segurança alimentar e nutricional
Higiene dos alimentos
Doenças transmitidas por alimentos
School feeding
Good practical handling
Food and nutritional safety
Food hygiene
Foodborne diseases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição
Citação: DUARTE, Evelly Francyelle da Silva; SILVA, Tallyta Victória Nascimento. Condições higiênico-sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de centros municipais de educação infantil de Rio Largo – Alagoas. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Curso de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9951
Data do documento: 12-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.