00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9893
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perdas de solo e água como indicadores do manejo da palhadada cana-de-açucar, visando à produção de bionergia
Autor(es): Neves, Jeferson Azevedo das
Primeiro Orientador: Ivo, Walane Maria Pereira de Mello
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Paulo de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Abel Washingthon de
Resumo: A cana-de-açúcar pode ser considerada muito conservativa sob o ponto de vista da ocorrência do processo erosivo nos solos. No entanto, trabalhos têm demonstrado que as perdas de solo e água ainda podem ser reduzidas pela implementação de manejo mais adequado do solo e da cultura. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi determinar as perdas de solo e água, em área de cana-de-açúcar colhida crua, com recolhimento de diferentes proporções de palhada, e indicar quantidade de palha eficiente para o controle da erosão. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, localizado no município de Rio Largo-AL, onde 11 parcelas experimentais de 22,0m x 3,5m foram instaladas com 8% de declive e os dados coletados a partir da ocorrência de chuva natural. Os tratamentos estudados foram: parcela descoberta (TDESC), parcela com cana-de- açúcar cultivada e 0% da palhada deixada em superfície (T0), parcela com cana-de- açúcar cultivada e 50% da palhada deixada em superfície (T50) e parcela com cana- de-açúcar cultivada e 100% da palhada deixada em superfície (T100), o que equivalia a: 0, 7,5 e 15 Mg ha-1 de palhada. As perdas de solo e água foram influenciadas pela presença da palhada em superfície. A manutenção, na superfície do solo, de metade da palhada produzida pela cana, equivalendo a 6,0 Mg ha-1 ano-1 ,tem o potencial de evitar a erosão e aumentar a produtividade, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de produção da cultura, o que indica que mais 6,0 Mg ha-1 de palha poderá ser retirada anualmente para produção de energia. Palavras-Chave: Erosão, socaria, tabuleiros costeiros, etanol de 2ª geração.
Abstract: não tem!
Palavras-chave: socaria
etanol de 2ª geração
Erosão
tabuleiros costeiros
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: NEVES, Jeferson Azevedo das. Perdas de solo e água como indicadores do manejo da palhadada cana-de-açucar, visando à produção de bionergia. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9893
Data do documento: 21-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.