00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Development and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbooks
Autor(es): Rosa, Caio Victor Gomes de Sena
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Cavalcanti dos
Resumo: O presente trabalho investiga o seguinte problema de pesquisa: Como a elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio pode contribuir na avaliação do processo de promoção da alfabetização científica? Neste intento, foi delineada, de forma geral, uma discussão sobre a elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio. De forma específica, o objetivo foi: 1) Avaliar a potencialidade do livro didático na promoção de alfabetização científica, tendo como base os parâmetros indicativos de alfabetização científica propostos para a análise dos capítulos que dissertam sobre propriedades coligativas; 2) Relatar a perspectiva histórica das obras didáticas e do Programa Nacional do Livro Didático; 3) Elaborar um questionário suporte para a validação dos instrumentos avaliativos propostos para a análise dos livros didáticos. De modo conciso, o estudo constitui-se na leitura parcial das obras mais distribuídas a nível nacional no PNLD 2018, a fim de se identificar as potencialidades de livros didáticos referentes aos parâmetros indicativos de alfabetização científica, e, a partir de então, criar um produto educacional que viabilize a escolha dos livros didáticos e assim facilite a prática didática do profissional docente da educação básica, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho desenvolveu-se em 7 capítulos: no primeiro capítulo descrevemos os cenários relevantes para a pesquisa; no segundo capítulo é feita uma breve retrospectiva sobre a história e evolução dos livros didáticos, além de preconizar uma discussão sobre a A.C. e sua polissemia conceitual; o terceiro capítulo retrata o caminho metodológico percorrido; o quarto esclarece o processo de validação dos instrumentos de análise; no quinto capítulo faremos uma retrospectiva dos indicadores propostos por Pizarro (2014) e no sexto apontaremos a ideia de indicadores específicos para a análise do livro didático. Por fim ratificaremos as considerações finais sobre o presente trabalho.
Abstract: This work investigates the following research problem: How the elaboration and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbooks can contribute to the evaluation of the process of promoting scientific literacy. In this attempt, a discussion about the elaboration and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbooks was outlined in a general way. Specifically, the objective was: 1) To evaluate the potential of the didactic book in the promotion of scientific literacy based on the indicative parameters of scientific Literacy proposed for the analysis of the chapters that lecture on colligative properties; 2) Report the historical perspective of the didactic works and the National textbook program; 3) To elaborate a questionnaire support for the validation of the evaluation instruments proposed for the analysis of textbooks. In a concise way, the study consists of a partial reading of the most distributed works at the national level in PNLD 2018, in order to identify the potential of textbooks referring to the indicative parameters of scientific literacy and from then on create an educational product that enables the choice of textbooks and thus facilitate the didactic practice of the teacher of basic education, improving the process of teaching learning. This work was developed in 7 chapters: In chapter 1 we describe the relevant scenarios for the research. In the second chapter a brief retrospective on the history and evolution of the didactic books is made, as well as a discussion about the A and its conceptual polysemy. Chapter 3 describes the methodological path covered, the fourth clarifies the process of validation of the instruments of analysis. In the fifth chapter we will take a retrospective of the indicators proposed by Pizzaro (2014) and in the sixth we will point out the idea of specific indicators for the analysis of the textbook. Finally, we will ratify the final considerations about the present work.
Palavras-chave: Alfabetização Científica
Propriedades Coligativas
Livro Didático
Instrumento avaliativo
Parâmetros Indicativos
Scientific Literacy
Textbook
Evaluative instrument
Indicative Parameters
Colligative Properties
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ROSA, Caio Victor Gomes de Sena. Elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9854
Data do documento: 13-abr-2020
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