00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9808
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aulas práticas de educação física: o olhar dos alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Practical classes in physical education: the view of high school students
Autor(es): Silva, Kathiane Fernanda Seára da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Heloise Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santiago, Leonéa Vitoria
metadata.dc.contributor.referee1: Deus, Adriane de
metadata.dc.contributor.referee2: Maia Filho, Humberto Jorge de Souza
Resumo: O presente estudo buscou identificar e compreender os pontos de vista das aulas práticas de Educação Física para os alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais de Maceió-AL. O estudo é de natureza qualitativa e do tipo exploratório-descritivo. O grupo estudado foi composto por 13 alunos do ensino médio, com a faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, de ambos os sexos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada,o compilado de respostas permitiu a identificação das falas voltados à saúde, ao espaço físico, à sociabilidade e ao esporte. Nos pontos de vista foram destacadas a relação das aulas práticas de educação física com à saúde, que foi associada a melhoria do condicionamento físico e bem-estar, e também a socialização durante as aulas, com os esportes e jogos que a maioria mostrou gosto de praticar que é o futebol e o queimado; contudo, foi notável em uma das escolas a não participação dos alunos por conta do espaço físico inapropriado para a prática das atividades. Na outra escola, onde o espaço foi considerado adequado, foi identificada maior participação e satisfação nas aulas práticas. Considera-se que o estudo atingiu seu objetivo, na medida em que permitiu a identificação e compreensão dos pontos de vista dos alunos em relação ao objeto em estudo, promovendo informações que contribuem para a atuação de futuros estagiários e professores de Educação Física.
Abstract: The present study sought to identify and understand the points of view of practical Physical Education classes for high school students from state public schools in Maceió-AL. The study is qualitative and exploratory-descriptive. The studied group consisted of 13 high school students, aged between 15 and 17 years old, of both sexes. The instrument used for data collection was a semi-structured interview, the compilation of responses allowed the identification of speeches focused on health, physical space, sociability and sport. In terms of points of view, the relationship between practical physical education classes and health was highlighted, which was associated with improved physical conditioning and well-being, as well as socialization during classes, with sports and games that most showed a taste for. practice what is football and dodgeball; however, it was notable in one of the schools the nonparticipation of students due to the inappropriate physical space for the practice of activities. In the other school, where the space was considered adequate, greater participation and satisfaction were identified in the practical classes. It is considered that the study reached its objective, insofar as it allowed the identification and understanding of the students' points of view in relation to the object under study, promoting information that contributes to the performance of future trainees and Physical Education teachers.
Palavras-chave: Educação física
Aulas práticas
Ensino médio
Physical Education
Practical classes
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Kathiane Fernanda Seára da. Aulas práticas de educação física: o olhar dos alunos do ensino médio. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9808
Data do documento: 2-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas práticas de educação física o olhar dos alunos do ensino médio.pdf377.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.