00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Políticas do SESI/AL em educação de adultos e de jovens e adultos : as narrativas dos sujeitos-egressos da experiência com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes
Título(s) alternativo(s): SESI-AL policies in Adults and Young and Adults Educations: The narratives of the graduating subjects with the experience from knowledge recognition methodology
Autor(es): Paiva, Tássio José da Costa
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Valeria Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer em que sentido a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS) nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considera ou não os saberes do/a trabalhador/a-industriário/a-educando/a, para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Tem como lócus uma turma materializada em 2019, nas instalações de uma empresa do segmento industrial de bebidas e alimentos, sediada em Maceió, problematiza: até que ponto os saberes dos sujeitos-industriários/as-egressos/as foram valorizados e reconhecidos com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, no processo formativo? Sujeitos esses caracterizados como praticantespensantes e heróis anônimos, entendendo que todos trazem construções históricas e sociais. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa em uma perspectiva de estudo de caso, que vem utilizando procedimentos e técnicas como análise documental, sessões conversa e entrevista história de vida. O estudo apontou que a Metodologia de Reconhecimento de Saberes valorizou e admitiu a capacidade linguística dos sujeitos, prioritariamente, revelada pelo desejo do domínio da leitura e escrita, que se apresentava permeado por um sentimento de insegurança, sobretudo, frente às transformações socioeconômicas, que impactaram na articulação dos saberes dentrofora do ambiente escolar.
Abstract: This paper aims to testify in which ways the Methodology of Recognition of Knowledge (MRS) in the initial years of Youth and Adult Education (EJA) considers or not the knowledge of the worker/industrialist/pupil in their training, regarding the experiences in/outside the school. It has as locus a class materialized of a company in the industrial segment of beverages and food, based in Maceió, 2019, and tries to problematize: to what extent the knowledge of the subjects-workers-egresses were valued and recognized with the Methodology of Recognition of Knowledge, in the training process? These subjects are characterized as thinking practitioners and anonymous heroes, understanding that all of them bring historical and social constructions. Methodologically it is a qualitative research in a case study perspective, which has been using procedures and techniques such as document analysis, conversation sessions and life history interviews. The study pointed that the methodology of knowing recognition admitted and valued the linguistic capability of the subjects, primarily, revealed by the domain of reading and writing desire, that was presented by a permeate sense of insecurity, overall, facing the socioeconomical transformations, that impacted on the articulation of knowledge in/outside the school environment.
Palavras-chave: Reconhecimento de saberes
Sujeitos-egressos/as
Nova EJA
Recognition of knowledge
Egresses-subjects
New EJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PAIVA, Tássio José da Costa. Políticas do SESI/AL em educação de adultos e de jovens e adultos : as narrativas dos sujeitos-egressos da experiência com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes. 2022. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9804
Data do documento: 7-jul-2022
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