00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9797
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Deus: um delério? A especificidade de Santo Tomás de Aquino frente ao neoateísmo de Richard Dawkins
Título(s) alternativo(s): Dios: ¿una ilusión? La especificidad de Santo Tomás de Aquino contra el neo-ateísmo de Richard Dawkins.
Autor(es): Araújo, Josivânio Silva de
Primeiro Orientador: Lima Júnior, José Urbano de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Maxwell Morais de
metadata.dc.contributor.referee2: Henriques, Fernando Meireles Monegalha
Resumo: Trata-se de encarar um problema recorrente na longa história da filosofia ocidental, qual seja: se Deus existe e se é possível provar sua existência. O objetivo é cotejar os argumentos pela prova da existência de Deus, as famosas quinque viae de Tomás de Aquino, com as críticas do biólogo ateísta Richard Dawkins a esses mesmos argumentos. Para tanto, a pesquisa baseouse na leitura da Summa theologiae, do teólogo e filósofo medieval, e da obra “Deus, um delírio”, de R. Dawkins, bem como de comentadores especializados. A conclusão principal é a de que Dawkins, ao se contrapor às provas de Tomás de Aquino, acaba por não demonstrar os seus contra-argumentos, uma vez que seu principal objetivo resume-se a perfilar argumentos contra as religiões monoteístas.
Abstract: RESUMEN_________Se trata de afrontar un problema recurrente en la larga historia de la filosofía occidental, a saber: si Dios existe y si es posible probar su existencia. El objetivo es comparar los argumentos a favor de la prueba de la existencia de Dios, el famoso quinque viae de Tomás de Aquino, con la crítica del biólogo ateo Richard Dawkins a estos mismos argumentos. Por tanto, la investigación se basó en la lectura de la Summa theologiae, del teólogo y filósofo medieval, y de la obra “Deus, um delirium”, de R. Dawkins, así como de comentaristas especializados. La principal conclusión es que Dawkins, al oponerse a las pruebas de Tomás de Aquino, acaba por no demostrar sus contraargumentos, ya que su principal objetivo se limita a esbozar argumentos en contra de las religiones monoteístas.
Palavras-chave: Deus – Existência - Filosofia
Tomás de Aquino, Santo
Richard Dawkins
Neoateismo
Dios
Existencia
Tomás de Aquino
Richard Dawkins
Neoateísmo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia
Citação: ARAÚJO, Josivânio Silva de. Deus: um delério? A especificidade de Santo Tomás de Aquino frente ao neoateísmo de Richard Dawkins. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Filosofia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9797
Data do documento: 1-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deus: um delério? A especificidade de Santo Tomás de Aquino frente ao neoateísmo de Richard Dawkins.pdf309.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.