00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9785
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: No caminhar de uma formação: cuidar a partir de uma farmácia viva
Título(s) alternativo(s): En el camino de una formación: cuidando de una farmacia viva
Autor(es): Nobre Filho, José Nilson
Primeiro Orientador: Silveira, Marilia
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Telma Low Silva
Resumo: Este trabalho tratou de uma viagem percorrida ao longo de uma formação em Psicologia em contexto alagoano. Este percurso me aproximou do Sistema Único de Saúde (SUS), de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maceió e das Práticas Integrativas de Cuidado (PICs). A vivência em campo me convidou a pensar de que modo uma Farmácia Viva pode atravessar as práticas de cuidado desenvolvidas nessa UBS e a cartografia foi o recurso metodológico utilizado nessa viagem. A experiência vivenciada culminou na construção de quatro cenas analisadoras, escritas a partir dos registros em diário de campo e da revisão de literatura realizada. Nesse caminho foi possível constatar a potência da Farmácia Viva sobre o cuidado produzido na UBS, bem como a importância das tecnologias “leves” e relacionais no trabalho em saúde.
Abstract: Este trabajo trató sobre un viaje realizado durante un entrenamiento de Psicología en el contexto de Alagoas. Este viaje me acercó al Sistema Único de Salud (SUS), a una Unidad Básica de Salud (UBS) en Maceió y a las Prácticas de Atención Integrativa (PIC). La experiencia en el campo me invitó a pensar en cómo una Farmacia Viviente puede cruzar las prácticas de atención desarrolladas en este UBS y la cartografía fue el recurso metodológico utilizado en este viaje. La experiencia vivida culminó en la construcción de cuatro escenas analíticas, escritas a partir de los registros en el diario de campo y la revisión de la literatura realizada. De esta forma, fue posible verificar el poder de Farmácia Viva en la atención brindada en UBS, así como la importancia de las tecnologías “ligeras” y relacionales en el trabajo de salud.
Palavras-chave: Farmácia viva
Cuidado
Saúde coletiva
Práticas integrativas
Salud Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: NOBRE FILHO, José Nilson. No caminhar de uma formação: cuidar a partir de uma farmácia viva. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9785
Data do documento: 1-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
No caminhar de uma formação - cuidar a partir de uma farmácia viva.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.