00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Carolina Maria de Jesus, raça e alfabetização no Brasil: construindo uma narrativa
Título(s) alternativo(s): Carolina Maria de Jesus, race and literacy in Brazil: constructing a narrative
Autor(es): Santos Júnior, José Cícero dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Érika Cecília Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Marcos Ribeiro
Resumo: Este trabalho é derivado de um plano de pesquisa de Iniciação Científica em que estudamos acerca da escolarização e alfabetização da população negra no Brasil. Aqui nosso objetivo é compreender, através da escritora Carolina Maria de Jesus, sobre os processos educacionais no país e quais as consequências psicossociais da interdição do estudar na vida das comunidades negras brasileiras. A análise dos dados produzidos é realizada com base na linguagem e discurso da escritora mineira, amparando-se em pressupostos fornecidos pela teórica feminista norteamericana bell hooks. Para tal, utilizamos principalmente duas obras de Carolina: Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960) e Diário de Bitita (1986). Ao fim do texto trazemos considerações em interlocução com outras(os) teóricas(os), pertinentes não só para o campo da psicologia.
Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus
Escolarização
Negritude
Schooling
Blackness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: SANTOS JÚNIOR, José Cicero dos. Carolina Maria de Jesus, raça e alfabetização no Brasil: construindo uma narrativa. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9773
Data do documento: 27-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Maria de Jesus, raça e alfabetização no Brasil: construindo uma narrativa.pdf325.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.