00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Propostas de estratégias de marketing para valorização de produtos de indicações geográficas de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Marketing strategy proposals for the valorization of geographical indication products from Alagoas.
Autor(es): Lopes, Willams Pereira
Primeiro Orientador: Rita, Luciana Peixoto Santa
metadata.dc.contributor.referee1: Giesbrecht, Hulda Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Fred Leite Siqueira
Resumo: Comercializar produtos de forma estruturada e contínua é um dos grandes gargalos encontrados pelos detentores de registros de indicação geográfica (IG) no Brasil. A partir da problemática de pesquisa, sobre como estruturar estratégias mercadológicas para valorização de produtos de IG alagoanas, observou-se que não há um método estruturado para apoio à comercialização de produtos nem estratégias comerciais definidas que auxiliem as IG em suas iniciativas para acesso a mercados. O objetivo geral deste estudo é propor estratégias de marketing para valorização de produtos de indicações geográficas de Alagoas. Para alcançá-lo, são apontados objetivos específicos para identificar percepções de atores do ecossistema de apoio sobre o modelo mais adequado para potencializar resultados, constatar as dificuldades existentes nas cadeias produtivas e oportunidades para inferência de ações estratégicas, auxiliando na elaboração de estratégias de marketing, com recomendações que apoiarão na divulgação dos seus produtos e da IG como um todo. A pesquisa possui natureza aplicada e utiliza o método abdutivo. Sua abordagem é qualitativa e possui objetivo exploratório, utilizando como métodos de pesquisa o meta estudo; levantamento de dados, via survey; pesquisa-ação e Design Science research. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais e observação direta intensiva e extensiva, os quais foram tratados por meio da análise de conteúdo. Percebeu-se como resultados que existem 98 IG, com forte concentração nas regiões Sul e Sudeste do Brasil – um baixo número de registros, frente à capacidade e diversidade de produtos e serviços existentes. Há desestruturação da governança local, o que impacta significativamente no acesso a mercados e promoção comercial, causando fragilizado posicionamento. No país, não há política pública estruturada que incentive as IG como estratégia de desenvolvimento territorial e isso se reflete num ecossistema empreendedor enfraquecido, sistematizado em 4 esferas (empresarial, fomento, governamental e tecnocientífica), alicerçado apenas em um ou dois agentes, o que causa sobrecarga e limitação de investimentos econômico-financeiros para apoio aos grupos produtivos. Ainda, não há profissionalização da gestão empresarial nas IG, especialmente na área comercial, revelando atuação de mercado empírica, bem como alta dependência técnica e financeira dos grupos menos estruturados. Por fim, obteve-se 04 principais recomendações para os agentes que integram esse ambiente de negócio: fortalecimento do ambiente de negócio para valorização da IG; profissionalização da gestão empresarial; planejamento de marketing; e divulgação, comunicação de atributos e vendas focadas e ativas.
Abstract: Marketing products in a structured and continuous way is one of the major bottlenecks encountered by holders of geographical indication (GI) registrations in Brazil. From the research problem, on how to structure marketing strategies to enhance the value of GI products from Alagoas, it was observed that there is no structured method to support the marketing of products or defined commercial strategies to assist GIs in their initiatives for market access. The general objective of this study is to propose marketing strategies to enhance the value of GI products from Alagoas. To achieve it, specific objectives are pointed out to identify perceptions of actors of the support ecosystem about the most appropriate model to enhance results, to verify the existing difficulties in the production chains and opportunities for inference of strategic actions, assisting in the development of marketing strategies, with recommendations that will support the dissemination of their products and the GI as a whole. The research has an applied nature and uses the abductive method. Its approach is qualitative and has an exploratory objective, using as research methods the meta-study; data survey; action research and Design Science research. The data were collected by means of bibliographic and documentary research and intensive and extensive direct observation, which were treated by means of content analysis. The results show that there are 98 GIs, with a strong concentration in the South and Southeast regions of Brazil - a low number of registrations, considering the capacity and diversity of existing products and services. There is a breakdown in local governance, which significantly impacts market access and trade promotion, causing weak positioning. In the country, there is no structured public policy that encourages the GIs as a strategy for territorial development and this is reflected in a weakened entrepreneurial ecosystem, systematized in four spheres (business, promotion, governmental, and technoscientific), based on only one or two agents, which causes overload and limitation of economic-financial investments to support the productive groups. Still, there is no professionalization of business management in the GIs, especially in the commercial area, revealing empirical market performance, as well as high technical and financial dependence of the less structured groups. Finally, we obtained four main recommendations for the agents that make up this business environment: strengthening the business environment to enhance the GI; professionalization of business management; marketing planning; and dissemination, communication of attributes and focused and active sales.
Palavras-chave: Indicação geográfica (Propriedade intelectual)
Produtos - Valorização - Alagoas
Marketing
Geographical Indication
Product Appreciation
Marketing Strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: LOPES, Willams Pereira. Propostas de estratégias de marketing para valorização de produtos de indicações geográficas de Alagoas. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9763
Data do documento: 23-mai-2022
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