00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9750
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil: o que desvela as escolhas docentes?
Título(s) alternativo(s): Curriculum practices of reading and writing in early childhood education: what unveils teacher choices
Autor(es): Trancoso, Ildiomar Cândida dos Reis
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Yana Liss Soares
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer as práticas curriculares de leitura e escrita que, segundo o professor, mais contribuem para o processo de alfabetização e letramento e sua relação com determinadas práticas curriculares que as crianças mais gostam. Para isso, foi realizada uma investigação quanto-qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados se constituiu de um questionário on-line, que foi respondido por 29 docentes de Centros Municipais de Educação Infantil. Os resultados apontam relativa diversidade de práticas utilizadas pelas docentes, tais como reconto de histórias, leitura de diferentes livros pelo professor, leitura de diferentes textos pelos alunos, identificação de letras e palavras em textos no campo da leitura, e reconto de história ilustrando por desenho, produção de texto livre, produção de texto individual e também em dupla, no campo da escrita. Nesta diversidade de práticas pareceu haver ativa participação das crianças e forte presença do lúdico. Os resultados também indicam certa harmonização entre as práticas preferidas pelas docentes e pelas crianças. Percebe-se ainda um alinhamento das atividades de leitura e escrita desenvolvidas com aquilo que é orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: The present work aims to know the curricular practices of reading and writing that, according to the teacher, contribute most to the process of basic literacy and its relation with the curricular practices that children like the most. For this, a preliminary survey was conducted through an online search involving 29 teachers from Municipal Centers for Childhood Education, with pertinent questions to the theme. The results indicate a relative diversity of practices such as storytelling, reading of different books by the teacher, reading of different texts by students, identification of letters and words in texts in the field of reading, and retelling of story illustrating by drawing, free text production, individual text production and also in pairs, in the field of writing. In this diversity of practices there seemed to be active participation of children and strong presence of the playful. The results also indicate some harmonization between the practices preferred by teachers and children. It is also noticed an alignment of the reading and writing activities developed with what is oriented by the Common National Curricular Base (NCCB).
Palavras-chave: Práticas Curriculares
Educação Infantil
Leitura
Escrita
Alfabetização
Letramento
Curricular Practices
Child education
Reading
Literacy
Literature
Writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: TRANCOSO, Ildiomar Cândida dos Reis. Práticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil: o que desvela as escolhas docentes? 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9750
Data do documento: 30-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil - o que desvela as escolhas docentes.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.