00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9719
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acessibilidade em sites de bibliotecas universitárias do Estado de Alagoas
Autor(es): Santos, Wagner Cristian dos
Santos, Djalba Joaquim dos
Primeiro Orientador: Mota, Francisca Rosaline Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araujo, Nelma Camelo de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Marcos Aurélio
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do
Resumo: Em uma sociedade em franco processo de evolução, as Bibliotecas Universitárias possuem papel decisivo e devem se adequar as novas demandas de todos os seus usuários e, em especial, daqueles com deficiência. As Bibliotecas Universitárias devem dar suporte à educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, etc.), contribuindo para que as barreiras sejam eliminadas e, incluindo os mesmos no contexto da aprendizagem universitária. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é: estudar a acessibilidade nos sites das Bibliotecas Universitárias das Instituições de Ensino Superior públicas do estado de Alagoas. O percurso metodológico adotou a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2021. A amostra foi composta pelos sites das Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Ciências da saúde do Estado de Alagoas e Universidade Estadual de Alagoas. Os sites pesquisados não estão dentro dos padrões desejáveis de acessibilidade, mas, já se pode observar algumas iniciativas neste sentido. É possível concluir que cabe a estas instituições vislumbrarem e implementarem estratégias que possibilitem que as portas de acesso ao conhecimento, seja no meio tradicional ou virtual, estejam sempre abertas para receber as pessoas com deficiência.
Abstract: In a society undergoing a clear process of evolution, University Libraries have a decisive role and must adapt to the new demands of all their users and, in particular, those with disabilities. University Libraries must support inclusive higher education for students with disabilities (physical, visual, auditory, intellectual, etc.), contributing to the elimination of barriers and including them in the context of university learning. In this sense, the objective of the research is: to study the accessibility on the websites of University Libraries of public Higher Education Institutions in the state of Alagoas. The methodological path adopted exploratory research with a qualitative approach. The survey was conducted in May 2021. The sample consisted of the websites of the University Libraries of the Federal University of Alagoas, State University of Health Sciences of the State of Alagoas and State University of Alagoas. The sites surveyed are not within the desirable accessibility standards, but some initiatives in this regard can already be observed. It is possible to conclude that it is up to these institutions to devise and implement strategies that enable the doors of access to knowledge, whether in the traditional or virtual environment, to be always open to receive people with disabilities.
Palavras-chave: Acessibilidade
Pessoas com Deficiência
Bibliotecas Universitárias
Accessibility
Person with a Disabled
University Libraries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: SANTOS, Wagner Cristian dos; SANTOS, Djalba Joaquim dos. Acessibilidade em sites de bibliotecas universitárias do Estado de Alagoas. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9719
Data do documento: 11-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acessibilidade em sites de bibliotecas universitárias do Estado de Alagoas.pdf763.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.