00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9714
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios de se pensar filosoficamente o ensino de filosofia no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Los desafios de pensar filosoficamente enseñar filosofia en la escuela secundaria
Autor(es): Vieira, Maria de Lourdes
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Alexandre Torres
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre os desafios de se pensar filosoficamente o ensino de filosofia no ensino médio. Buscou-se esboçar o retrato do ensino de filosofia após sua inclusão no Ensino Médio, em 2008, refletindo sobre o processo como se desenvolveu a sua inserção no Ensino Médio, proporcionando entendimento acerca de que modo o ensino de filosofia é visto pelos professores e alunos de escolas públicas estaduais, abordando os aspectos através dos quais o ensino de filosofia pode contribuir para o “educar a si mesmo”, com a construção de um pensamento esclarecido. A metodologia utilizada foi de natureza quanti-qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista semiestruturada junto a professores de filosofia e questionários junto a alunos do ensino médio. Utilizou-se como referencial teórico autores como Gilles Deleuze, Silvio Gallo, Alejandro Cerletti e Renata Aspis. Apresenta-se como resultados dessa pesquisa o delineamento do ensino de filosofia após sua inclusão nos currículos escolares do dessas escolas; enfatizando a visão de professores e alunos envolvidos no ensinar e aprender filosofia em três escolas públicas estaduais de Santana do Ipanema/AL; bem como, citando os desafios do processo de ensino e aprendizagem de filosofia, pensando esse ensino como momento significativo para a formação do indivíduo em experiência cidadã.
Abstract: Esta investigación presenta una reflexión sobre los desafíos del pensamiento filosófico de la enseñanza de la filosofía en la Educación Secundaria. Buscó a dibujar el retrato de la enseñanza de la filosofía después su inclusión en la escuela secundaria, en 2008, reflexionando sobre el proceso que desarrolló su integración en la escuela secundaria, ofreciendo comprensión de cómo se ve la enseñanza de la filosofía por profesores y estudiantes de escuelas públicas, abordando aspectos a través del cual la enseñanza de la filosofía puede contribuir a 'educarse', con la construcción de un pensamiento ilustrado. Fue utilizado como autores de referencia teórica: Gilles Deleuze, Silvio Gallo, Alejandro Cerletti y Renata Aspis. La metodología utilizada fue cuantitativa y cualitativa, y como herramientas de datos de investigación se utilizaron entrevistas semi-estructuradas con los profesores de la filosofía y los cuestionarios a lo largo de los estudiantes de secundaria. Presenta los resultados de la investigación del experimento de la enseñanza de la filosofía después su inclusión en los programas escolares de las escuelas, haciendo hincapié en la visión de los docentes y estudiantes involucrados en la enseñanza y aprendizaje de la filosofía en tres escuelas públicas de la ciudad de Santana Ipanema/AL; así, citando a los desafíos de la enseñanza y el aprendizaje de la filosofía, pensando en la enseñanza como un momento importante para la formación de la experiencia de la ciudadanía.
Palavras-chave: Educação
Ensino de Filosofia
Ensino Médio
Educación
Educación Secundaria
Enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Maria de Lourdes. Os desafios de se pensar filosoficamente o ensino de filosofia no Ensino Médio. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9714
Data do documento: 4-nov-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios de se pensar filosoficamente o ensino de filosofia no ensino médio.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.