00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9679
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alguns aspectos da metodologia de resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Some aspects of problem solving methodology
Autor(es): Lima, Diogo Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Adelailson Peixoto da
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Vanio Fragoso de
Resumo: A aplicação em sala da metodologia da resolução de problemas exige do professor maior preparo e planejamentos mais criteriosos. Com isso será possível permitir aos alunos a busca de respostas apropriadas através de caminhos diferentes. O presente trabalho objetiva fazer uma abordagem teórica sobre o uso da Resolução de Problemas como ferramenta metodológica no ensino da Matemática, propondo sobre o assunto possíveis direções a serem trabalhadas em sala de aula. Para a elaboração deste trabalho, fez-se uso do recurso metodológico da pesquisa bibliográfica de materiais já publicados em sites de revistas e na plataforma scielo. O presente trabalho está fundamentado principalmente nas ideias e concepções de autores com relevante produção sobre o tema, como Luiz Roberto Dante (1997), Echeverría e Pozo (1998), Oliveira (2015), Polya (1995) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática (PCNs). Entende-se que se faz importante uma revisão das metodologias utilizadas em sala de aula, sendo a resolução de problemas uma ferramenta para motivar os alunos na busca de conhecimentos. O professor tem o papel de auxiliar o estudante a resolver o problema que lhe é apresentado, desenvolver no estudante a capacidade de resolver futuros problemas por si próprio. Um dos desafios identificados no trabalho com Resolução de Problemas está no enunciado do problema. Por vezes se faz necessário realizar adaptações nos enunciados buscando eliminar ambiguidades. O professor precisa direcionar o aluno para que se torne independente na leitura e interpretação do problema. Acredita-se que a utilização da metodologia de ensino da resolução de problemas no ensino de Matemática é significante, pois possibilita aos estudantes participarem da construção dos conceitos matemáticos e viabiliza a aproximação desses conceitos com a realidade dos estudantes, permitindo uma aprendizagem significativa.
Abstract: The application of the problem-solving methodology in the classroom requires greater preparation and more careful planning from the teacher. With this, it will be possible to allow students to search for appropriate answers through different paths. The present work aims to make a theoretical approach on the use of Problem Solving as a methodological tool in the teaching of Mathematics, proposing possible directions on the subject to be worked in the classroom. For the elaboration of this work, we used the methodological resource of bibliographic research of materials already published on magazine websites and on the scielo platform. The present work is based mainly on the ideas and conceptions of authors with relevant production on the subject, such as Luiz Roberto Dante (1997), Echeverría and Pozo (1998), Oliveira (2015), Polya (1995) and on the National Curricular Parameters for Mathematics (PCNs). It is understood that it is important to review the methodologies used in the classroom, and problem solving is a tool to motivate students in the search for knowledge The teacher has the role of helping the student to solve the problem presented to him, developing in the student the ability to solve future problems by himself. One of the challenges identified in working with Problem Solving is in the problem statement. Sometimes it is necessary to make adaptations in the statements in order to eliminate ambiguities. The teacher needs to direct the student to become independent in reading and interpreting the problem. It is believed that the use of the teaching methodology of problem solving in the teaching of Mathematics is significant, as it allows students to participate in the construction of mathematical concepts and enables the approximation of these concepts with the reality of students, allowing a significant learning.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Resolução de problemas
Math
Problem solving
Math teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: LIMA, Diogo Oliveira. Alguns aspectos da metodologia de resolução de problemas. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9679
Data do documento: 19-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alguns aspectos da metodologia de resolução de problemas.pdf630.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.