00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teleatendimento em exercício físico para população com transtorno do espectro do autismo: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Physucal exercise tele care for populations with autism spectrum disorder: challenges and possibilities
Autor(es): Silva, José Valdo Tenório da
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitória
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Maria do Socorro Meneses
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar as possibilidades e dificuldades relacionadas ao teleatendimento em exercício físico para a população com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assistida pelo Serviço de Educação Física (SEF) do Centro Unificado de Integração e Desenvolvimento do Autista (CUIDA) da cidade de Maceió/AL. Foi realizado um estudo de caso com objetivo de realizar um quadro mais completo da situação estudada. Foram realizados análise dos registros postados via WhatsApp pelos mediadores familiares através de vídeo, áudio e/ou texto acerca das possibilidades e dificuldades relacionadas a aplicação da intervenção com exercício físico no ambiente familiar. Assim como foram aplicados entrevistas para aplicação dos instrumentos de caracterização dos perfis de sintomas e sócio demográfico. O estudo contou com a participação de dez (10) mediadores familiares e dez (10) crianças, sexo masculino, média de idade entre 6,8±2,1 anos e 70% caracterizada com perfil sócio demográfico classificado nas categorias D e E. O teleatendimento em exercício físico foi oferecido no período de abril a dezembro de 2020. Os procedimentos de recolha de dados foram organizados em quatro fases: a) apresentação dos objetivos e procedimentos da pesquisa; b) identificação dos participantes; c) aplicação do teleatendimento em exercício físico e d) organização dos dados. Os resultados demonstração que das 62 crianças assistidas pelo SEF-CUIDA apenas 16,12%, (60% em idade entre 4-6 anos e 40% em idade 10-11 anos), participaram do estudo. A intervenção foi realizada a partir de atividades de coordenação, força e equilíbrio; 80% das crianças realizaram 30’ de intervenção de uma a duas vezes semanais durante 4 a 6 meses. O acompanhamento da intervenção foi realizado a partir de reuniões virtuais sistemáticas da equipe, checagem de todo material (registros fotográficos, vídeos, narrativas orais e escritas postadas via WhatsApp). Foram consideradas a partir da análise dos dados as possibilidades e dificuldades apontadas pelos mediadores familiares durante o processo de aplicação e acompanhamento do teleatendimento. Pode-se concluir que o teleatendimento em exercícios físico pareceu uma importante estratégia para dá continuidade ao SEF no ambiente de isolamento social. Os desafios relacionados ao suporte tecnológico e social parece ter interferido a participação de grande parte dos familiares de crianças com TEA assistidas pelo SEF -CUIDA. Os mediadores familiares participantes do estudo demonstraram que o desenho da intervenção do teleatendimento em exercício físico pareceu ajustado as necessidades de contexto social, de perfil de mediador familiar e das crianças assistidas nos seus domicílios.
Abstract: The objective of the study was to identify the possibilities and difficulties related to teleservice in physical exercise for the population with Autism Spectrum Disorder (ASD), assisted by the Physical Education Service (SEF) of the Unified Center for Autism Integration and Development (CUIDA) from the city of Maceió/AL. A case study was carried out in order to obtain a more complete picture of the situation studied. An analysis of the records posted via WhatsApp by family mediators was carried out through video, audio and/or text about the possibilities and difficulties related to the application of the intervention with physical exercise in the family environment. As well as interviews were applied to apply the instruments for characterizing the symptoms and socio-demographic profiles. The study had the participation of ten (10) family mediators and ten (10) children, male, mean age between 6.8±2.1 years and 70% characterized with a socio-demographic profile classified in categories D and E. The physical exercise telecare was offered from April to December 2020. The data collection procedures were organized into four phases: a) presentation of the research objectives and procedures; b) identification of participants; c) application of teleservice in physical exercise and d) data organization. The results show that of the 62 children assisted by SEF-CUIDA, only 16.12% (60% aged 4-6 years and 40% aged 10-11 years) participated in the study. The intervention was carried out based on coordination, strength and balance activities; 80% of the children underwent 30' of intervention once or twice a week for 4 to 6 months. Monitoring of the intervention was carried out through systematic virtual team meetings, checking all material (photographic records, videos, oral and written narratives posted via WhatsApp). Based on the data analysis, the possibilities and difficulties identified by the family mediators during the process of application and monitoring of teleservice were considered. It can be concluded that the teleservice in physical exercises seemed an important strategy to continue the SEF in the environment of social isolation. The challenges related to technological and social support seem to have interfered with the participation of most family members of children with ASD assisted by SEF-CUIDA. The family mediators participating in the study showed that the design of the physical exercise teleservice intervention seemed to be adjusted to the needs of the social context, the profile of the family mediator and the children assisted in their homes.
Palavras-chave: Telessaúde
Exercícios físicos
Transtorno do espectro autista
Telehealth
Autism
Intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, José Valdo Tenório da. Teleatendimento em exercício físico para população com transtorno do espectro do autismo: desafios e possibilidades. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9675
Data do documento: 3-mai-2022
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