00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Flores, Andre Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.creatorSantos, Larissa Karoline Cândido dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5513218907704868pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:20:51Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2022-08-18T18:20:51Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Karoline Cândido dos. Resoluções visuais e materiais didático-pedagógicos lúdicos no ensino de matemática na educação básica. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9552-
dc.description.abstractThe present work is a collection of three articles. The first article was written in collaboration with Hilario Alencar and Milena Farias. The other two articles were written in collaboration with Milena. In the first article we constructed visual resolutions of some mathematical problems, involving algebra, geometry and trigonometry, which are known in Basic Education. In the second article we present the experience of Profmat graduates at Ufal who teach Mathematics in Alagoas and use ludic didactic-pedagogical materials as a didactic resource. In the last article we present a visual solution to the following problem: What is the relation between the area of the square inscribed in a semicircle and the area of the square inscribed in a circle of the same radius?pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectLudic materialspt_BR
dc.subjectVisual resolutionspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResoluções visuais e materiais didático-pedagógicos lúdicos no ensino de matemática na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma coletânea de três artigos. O primeiro artigo foi escrito em colaboração com Hilário Alencar e Milena Farias. Os outros dois artigos foram escritos em colaboração com Milena. No primeiro artigo construímos resoluções visuais de alguns problemas de Matemática, envolvendo álgebra, geometria e trigonometria, que são conhecidos na Educação Básica. No segundo artigo expomos a experiência dos egressos do Profmat na Ufal que lecionam Matemática em Alagoas e utilizam materiais didático-pedagógicos lúdicos como recurso didático. No último artigo exibimos uma solução visual para o seguinte problema: Qual a relação entre a área do quadrado inscrito num semicírculo e a área do quadrado inscrito num círculo de mesmo raio?pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.