00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9548
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Development of a playground for visually impaired children
Autor(es): Silva, Larissa Cassiano Azevedo da
Primeiro Orientador: Mazzini Júnior, Edu Grieco
metadata.dc.contributor.referee1: Cantalice, Juliana Donato de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Jeronimo, Lucas Ribeiro
Resumo: Sendo o homem um ser social por natureza, necessitando do convívio humano para a satisfação das suas necessidades, volta-se o olhar para concepção de espaços que proporcionem tal interação de forma positiva, exercendo o direito de ir e vir para tal indivíduo, com autonomia e segurança. Diante deste cenário temos a falta de inclusão espacial de pessoas com deficiência, dentre elas as crianças. Observou-se então a falta de espaços recreativos que contemplem as crianças com deficiência visual, tendo em vista que dos poucos espaços adaptados, grande parte é voltado para crianças com deficiência motora, privando esse público das experiências positivas que esses espaços podem proporcionar. Sabendo da importância da brincadeira no papel do desenvolvimento social, físico e cognitivo da criança, a pesquisa baseia-se na proposta de desenvolvimento de um playground com acessibilidade para crianças com deficiência visual, a fim de promover os estímulos necessários para a contribuição do seu desenvolvimento. Para tanto, faz-se necessária a identificação das principais necessidades do público alvo para o desenvolvimento de um projeto de produto, que através dos requisitos projetuais solucionem os problemas apontados no projeto. Para isso foi realizada então uma pesquisa exploratória através da aplicação de uma metodologia projetual modelada, utilizando métodos, técnicas e ferramentas do design, que resultou na concepção de cinco brinquedos para playground voltados para as crianças com deficiência visual, promovendo a estimulação dos sentidos através da brincadeira e contribuindo para a interação entre as crianças. A pesquisa ressalta a importância da inclusão espacial para as crianças com deficiência, reforçando o papel do designer e a sua responsabilidade social através da geração de ideias que tragam melhorias para a sociedade.
Abstract: Since man is a social being by nature, needing human coexistence to satisfy his needs, we look at the conception of spaces that provide such interaction in a positive way, exercising the right to come and go for that individual, with autonomy and security. Given this scenario, there is a lack of spatial inclusion of people with disabilities, including children. It was observed then the lack of recreational spaces that include children with visual impairments, considering that of the few adapted spaces, a large part is aimed at children with motor disabilities, depriving this audience of the positive experiences that these spaces can provide. Knowing the importance of play in the child's social, physical and cognitive development role, the research is based on the proposal of developing a playground with accessibility for children with visual impairments, in order to promote the necessary stimuli for the contribution of their development. Therefore, it is necessary to identify the main needs of the target audience for the development of a product project, which through the design requirements solve the problems pointed out in the project. Therefore, an exploratory research was carried out through the application of a modeled design methodology, using design methods, techniques and tools, which resulted in the design of five playground toys for children with visual impairments, promoting the stimulation of the senses through the playing and contributing to the interaction between children. The research highlights the importance of spatial inclusion for children with disabilities, reinforcing the role of the designer and his social responsibility through the generation of ideas that bring improvements to society.
Palavras-chave: Deficiência visual - Inclusão
Estímulos sensoriais - Brincadeiras
Atividades lúdicas - Crianças com deficiência visual
Playground - Design - Inclusão
Product Design
Playground
Kids
Visual impairment
Sensory stimuli
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design
Citação: SILVA, Larissa Cassiano Azevedo da. Desenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visual. 2022. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9548
Data do documento: 31-mai-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visual.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.