06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9493
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A equoterapia para crianças com necessidades educativas especiais: a experiência do Projeto Superação em Paulo Afonso – BA
Autor(es): Santos, Dayane Izidoro
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: O presente trabalho aborda a equoterapia, que é uma das terapias assistidas por animais que tem como mediador o cavalo para desenvolver o corpo e a mente das crianças, adultos e idosos que apresentem algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Com foco nas crianças, buscamos repostas para o seguinte questionamento: terapia assistida por animais, como método terapêutico, é uma prática eficaz para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças com necessidades educativas especiais? Dessa forma, nosso estudo tem como ojetivo analisar a contribuição da equoterapia para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com necessidades especiais, considerando as experiências de uma instituição que oferta esse serviço. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo no Centro de Equoterapia Superação, que está inserido no 20° Batalhão da Polícia Militar no município de Paulo Afonso-BA. Para coletar os dados o coordenador pedagógico, equoterapeuta e cinoterapeuta do Cento responderam a um questionário. A coleta de dados ocorreu em fevereiro de 2022. Contamos com o suporte teórico principalmente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) e nos autores Barbosa (2016), Fidler (2016), Malta (2003), Motti (2007) entre outros. Os dados estão organizados em três categorias: 1) Equoterapia: conceito, organização e pessoas atendidas, 2) Relação entre cavalo, praticante e o equitador e 3) Benefícios e contribuições da equoterapia. Em nossos estudos verificamos que por meio da equoterapia as crianças aprimoram seus conhecimentos, além de ajudar no equilíbrio e na coordenação motora. Ao montar no cavalo os pequenos se sentem capazes de superar seus medos, traumas, dificuldades e sentem que tem voz própria e autonomia.
Abstract: The present work deals with hippotherapy, which is one of the animal-assisted therapies that has the horse as a mediator to develop the body and mind of children, adults and the elderly who have some type of disability or special need. Focusing on children, we seek answers to the following question: is animal-assisted therapy, as a therapeutic method, an effective practice to promote the development and quality of life of children with special educational needs? Thus, our study aims to analyze the contribution of hippotherapy to the cognitive and motor development of children with special needs, considering the experiences of an institution that offers this service. Therefore, we carried out a field research at the Superação Riding Therapy Center, which is part of the 20th Military Police Battalion in the municipality of Paulo Afonso-BA. To collect data, Cento's pedagogical coordinator, horse therapist and dog therapist answered a questionnaire. Data collection took place in February 2022. We rely on theoretical support mainly from the National Association of Riding Therapy (ANDE-BRASIL) and the authors Barbosa (2016), Fidler (2016), Malta (2003), Motti (2007) among others . The data are organized into three categories: 1) Hippotherapy: concept, organization and people served, 2) Relationship between horse, rider and rider and 3) Benefits and contributions of hippotherapy. In our research, we found that through hippotherapy, children improve their knowledge, in addition to helping with balance and motor coordination. When riding the horse, the little ones feel able to overcome their fears, traumas, difficulties and feel that they have their own voice and autonomy.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Equoterapia
Projeto Superação
Paulo Afonso - Bahia
Hippotherapy
Inclusive education
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Dayane Izidoro. A equoterapia para crianças com necessidades educativas especiais: a experiência do Projeto Superação em Paulo Afonso – BA. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9493
Data do documento: 24-mai-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.