00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia
Autor(es): Pereira, Maria Mágda Muniz
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Gilcicleide Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Bruno
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar, analisar e discutir as implicações do uso de maquetes nas aulas de Geografia, por meio da construção detalhada de representações do relevo do munícipio de Coité do Nóia/AL. A pesquisa empírica foi realizada com um total de 40 alunos do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho do referido município. Como aportes teóricos, utilizamos as ideias e conceitos de autores como Ribeiro (2012); Oliveira e Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) e Peluso e Pagno (2015). Como procedimentos metodológicos, realizamos leituras bibliográficas acerca do tema em questão, visita à escola, diálogo com a professora da turma, elaboração e confecção das maquetes sobre o relevo de Coité do Nóia/AL. Os resultados deste trabalho demonstram a eficácia do uso de maquetes no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia.
Abstract: This work aims to investigate, analyze and discuss the implications of the use of models in Geography classes, through the detailed construction of representations of the relief of the municipality of Coité do Nóia / AL. The empirical research was carried out with a total of 40 students from the 6th year of the José de Sena Filho Municipal School of Basic Education of that municipality. As theoretical contributions, we use the ideas and concepts of authors such as Ribeiro (2012); Oliveira and Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) and Peluso and Pagno (2015). As methodological procedures, we carry out bibliographic readings on the subject in question, visit to the school, dialogue with the class teacher, elaboration and making of the models on the relief of Coité do Nóia / AL. The results of this work demonstrate the effectiveness of the use of models in the teaching-learning process in Geography classes.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Recursos Didáticos
Maquetes
Geography teaching
Didactic resources
Models
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: PEREIRA, Maria Mágda Muniz. Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal da Alagoas, Palmeira dos Índios, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489
Data do documento: 30-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.