Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Participação dos familiares na educação escolar: contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento da criança |
Autor(es): | Feitosa, Maria Vanessa |
Primeiro Orientador: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
Resumo: | A participação familiar no âmbito escolar é crucial para o desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos e filhas. Assim, surgiu o interesse em buscar bases teóricas que corroborem esta importância, analisando como se dá a participação das famílias antes e durante a pandemia de covid-19. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral analisar e identificar o que as pesquisas têm revelado acerca das contribuições da participação ativa dos familiares na educação escolar e suas relações com o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, associada ao estado da arte ou revisão da literatura, na qual analisamos os resumos de 61 teses e dissertações dos anos 2015-2021. Observamos que, ainda há um grande distanciamento entre instituição escolar e familiar, onde os principais motivos são: o trabalho dos pais e a incompatibilidade nos horários dos eventos ou reuniões promovidas pela escola, a falta de iniciativa da instituição em promover maiores vínculos com os familiares e a vulnerabilidade social das famílias que possuem baixa escolaridade e são desinformadas de quanto sua participação na vida escolar dos seus filhos, é eficaz para o desenvolvimento e aprendizagem destes. Por outro lado, verificamos que quando os pais ou responsáveis se envolvem ativamente na vida escolar da criança, ela se mostra mais segura, levando-a a uma interação e comunicação mais produtiva com os seus colegas de turma e profissionais da educação, diminuindo os níveis de indisciplina e violência, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento e aprendizagem. |
Abstract: | Family participation in the school environment is of paramount importance for the development and learning of their sons and daughters. Thus, the interest arose in seeking theoretical bases that prove this importance, analyzing how families participate before and during the covid-19 pandemic. Thus, this study aimed to analyze and identify what research has revealed about the contributions of the active participation of family members in school education and its relationship with the development and learning of children. This is a research with a qualitative approach, of a bibliographic nature, associated with the state of the art or literature review, in which we analyzed the abstracts of 61 theses and dissertations from the years 2015-2021. We observed that there is still a great distance between school and family institution, where the main reasons are: the work of the parents and the incompatibility in the times of events or meetings promoted by the school, the lack of initiative of the institution to promote greater ties with the family members and the social vulnerability of families who have low schooling and are unaware of how effective their participation in their children's school life is for their development and learning. On the other hand, we found that when parents or guardians are actively involved in the child's school life, they are safer, leading them to more productive interaction and communication with their classmates and education professionals, reducing levels of of indiscipline and violence, thus contributing to their development and learning. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino e aprendizagem Relação família-escola Família Escola Pandemia Desenvolvimento COVID-19 Family-school relationship Development and learning Family participation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | FEITOSA, Maria Vanessa. Participação dos familiares na educação escolar: contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9458 |
Data do documento: | 26-mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Participação dos familiares na educação escolar contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento da criança.pdf | 864.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.