00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O novo ENEM e as práticas pedagógicas dos professores de física na cidade de Maceió
Autor(es): Queiroz, Natalya Moacyra Bittencourt
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Ricardo, Elio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosemeire Reis da
Resumo: Esta pesquisa analisou como o novo ENEM influencia a prática pedagógica do professor de Física na cidade de Maceió. A fim de compreender as mudanças ocorridas no ensino da disciplina após o exame nacional se tornar o principal instrumento de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), investigamos até que ponto a proposta do ENEM é colocada em prática na sala de aula. Nesse sentido, lançamos os seguintes questionamentos: houve mudança no ensino de Física? Como os professores estão se adaptando a essa nova realidade? De que forma as instituições de ensino estão contribuindo e auxiliando na formação continuada e na prática pedagógica dos professores? De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos do presente estudo exigiram do pesquisador a sua inserção no contexto analisado. Principal instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada possibilitou a coleta de informações de oito professores de Física durante o desempenho de suas funções em sala de aula. Com intuito de investigar a percepção do professor do Ensino Médio diante dessa transição, os dados obtidos foram analisados e norteados pelos temas: o novo ENEM e a formação dos professores de Física; o currículo de Física e a proposta do ENEM; mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Física; concepções dos professores acerca do ENEM; a formação inicial e continuada dos professores; e o ENEM e o ensino superior. Através das análises dos dados, ficou evidente que a maioria dos docentes se encontra em processo de adaptação ao novo formato de ingresso da UFAL. Conforme os resultados obtidos através dos depoimentos dos professores, observamos que as instituições escolares impossibilitam a compreensão macro da proposta do ENEM. Sem que tenham lido ou compreendido a matriz que norteia o exame nacional, que inclui discussões, problematizações e mudanças na rotina pedagógica, os docentes limitam suas aulas às questões de provas anteriores do ENEM.
Abstract: This research examined how the new ENEM influences the pedagogical practices of the teacher of Physics in Maceió. In order to understand the changes in the teaching of the subject after the national exam to become the main instrument of access to undergraduate of the Federal University of Alagoas (UFAL), we investigated the extent to which the proposal is ENEM acted in room class. In this sense, we launched the following questions: there was a change in the teaching of physics? How teachers are adapting to this new reality? How educational institutions are contributing and assisting in the continuing education and pedagogical practice of teachers? Qualitative, methodological procedures of this study required the researcher to their insertion in the context analyzed. Main instrument of data collection, the semi-structured interview allowed the collection of information from eight physics teachers during the performance of their duties in the classroom. In order to investigate the perception of high school teacher before this transition, the data obtained were analyzed and guided by themes: the new ENEM and teacher of Physics, the Physics curriculum and the proposed ENEM, changes in pedagogical practices of teachers Physics; teachers' conceptions about ENEM; initial and ongoing training of teachers, and the ESMS and higher education. Through the analysis of the data, it became evident that most teachers lies in adapting to the new format in which the UFAL process. According to the results obtained through the testimony of teachers, we found that educational institutions make it impossible to understand the proposed macro ENEM. Without having read or understood the matrix that guides the national exam, which includes discussions, contextualizing and pedagogical changes in routine, teachers limit their classes to the questions from previous tests ENEM.
Palavras-chave: Ensino Médio
Professores de Física
Novo ENEM
Secondary education
Teachers of physics
New ENEM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Natalya Moacyra Bittencourt. O novo ENEM e as práticas pedagógicas dos professores de física na cidade de Maceió. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9431
Data do documento: 25-set-2012
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