00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9401
Tipo: Dissertação
Título: O filho de mil homens em desassossego: leveza, polifonia e alteridade na obra de Valter Hugo Mãe
Título(s) alternativo(s): O filho de mil homens in unrest: lightness, polyphony and otherness in Valter Hugo Mãe’s novel
Autor(es): Silva, Maria de Fátima Costa e
Primeiro Orientador: Medeiros, Ana Clara Magalhaes de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Augusto Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Kall Lyws Barroso
Resumo: Esta pesquisa centra-se na análise teórica e crítica do romance O filho de mil homens (2011), de Valter Hugo Mãe, à luz dos estudos literários voltados para o gênero romanesco e para a prosa contemporânea de Língua Portuguesa. Consideramos o autor como um dos herdeiros éticos e estéticos da geração de escritores lusitanos pós-Revolução de 25 de Abril de 1974 e, portanto, ensejou-se um breve percurso sobre a prosa dos autores dessa geração, a fim de observar e discutir as condições artísticas e históricas que confluíram no desenvolvimento da obra de Mãe. Para a análise meticulosa de nossa obra-corpus, acionamos a ideia de leveza, tecida por Italo Calvino como uma das Seis Propostas para o Próximo Milênio (1988). Ademais, O filho de mil homens se constitui como uma prosa polifônica, modelo de uma invenção do desassossego, que discute temas da atualidade viva, conforme Ana Clara Medeiros (2017). Para além da fortuna crítica especializada no romance lusitano dos séculos XX e XXI, foi indispensável o acesso aos contributos teóricos de Mikhail Bakhtin (1895-1975) acerca do Dialogismo, da Polifonia e da Cultura Popular, para se pensar a poética de Mãe. Note-se que, em nossa proposta, o conceito de polifonia (bakhtiniano) estabelece relações com o de multiplicidade (calviniano). Ainda, empreendeu-se percurso pelo Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa e seus semi-heterônimos, publicado postumamente, nos anos 1980. O texto pessoano inacabado foi utilizado aqui como aporte teórico para discussão de uma prosa poética, de frenesi linguístico e de mal-estar (1930), este último conceito entendido a partir das considerações de Sigmund Freud, teórico relevante nesta dissertação. Discutimos, enfim, as relações de alteridade apresentadas no romance, em diálogo com Roland Barthes e seu discurso amoroso (1977), sobre o que as personagens na trama nomeiam de “o amor dos infelizes”.
Abstract: This research focuses on the theoretical and critical analysis of the novel O filho de mil homens (2011), by Valter Hugo Mãe, steered by literary studies focused on the novel genre and contemporary Portuguese language prose. We consider the author as one of the ethical and aesthetic heirs of the generation of Lusitanian writers after the 25th of April 1974 Revolution and, therefore, a brief panorama was carried out on the prose of that generation of authors, to observe and discuss the artistic and historical conditions that came together in the development of Mãe's work. For a meticulous analysis of our corpus, we use the idea of lightness, proposed by Italo Calvino as one of the Six Memos for the Next Millennium (1988). Furthermore, O filho de mil Homens is constituted as a polyphonic prose, a model of an “invention of disquiet”, which discusses current issues, according to Ana Clara Medeiros (2017). Beyond to the critical fortune specialized in the Lusitanian novel of the 20th and 21st century, access to the theoretical contributions of Mikhail Bakhtin (1895-1975) on Dialogism, Polyphony and Popular Culture was essential to think about Mãe's poetics. We emphasize that, in our proposal, the concept of polyphony (Bakhtinian) establishes relationships with the concept of multiplicity (Calvinian). Furthermore, a journey was undertaken through the Book of the Disquiet, by Fernando Pessoa and his semi-heteronyms, published posthumously in the 1980s. Pessoa’s unfinished text was used here as a theoretical support to think about poetic prose, of linguistic frenzy and malaise (1930), the latter concept understood from the considerations of Sigmund Freud, a relevant theorist in this dissertation. Finally, we discuss the alterity relations presented in the novel, in a dialogue with Roland Barthes and his amorous discourse (1977), about what the characters in the plot call “the love of the unhappy”.
Palavras-chave: Romance português contemporâneo
Leveza (Literatura)
Polifonia
Pessoa, Fernando, 1888-1935
Livro do desassossego
Mãe, Valter Hugo
Contemporary Portuguese Novel
Lightness
Polyphony
Unrest
Valter Hugo Mãe
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: MEDEIROS, Ana Clara Magalhaes de. O filho de mil homens em desassossego: leveza, polifonia e alteridade na obra de Valter Hugo Mãe. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9401
Data do documento: 4-nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O filho de mil homens em desassossego leveza, polifonia e alteridade na obra de Valter Hugo Mãe.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.