00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399
Tipo: Dissertação
Título: A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Orality in the textual genre retelling of history in the context of the classroom in times of pandemic
Autor(es): Barbosa, Deysiane Paulino
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cristiano Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: Este trabalho visou incentivar práticas de oralidade, quais sejam, estudo e produção de textos orais do gênero textual Reconto de História, no atual período de pandemia viral que ainda afeta o contexto social de vários países, inclusive do Brasil. Nesse sentido, propõe-se a aplicação de uma sequência didática tendo por base as considerações de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004) sobre o ensino de gêneros em sala de aula e partindo da perspectiva defendida por Marcuschi (2008) de que os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, não constituindo, dessa forma, em um sistema dicotômico. Nessa perspectiva, discutiu-se sobre a importância da oralidade na cultura, segundo Maciel (2021), e, também, em diferentes meios sociais, tais como: a escola, de acordo com os autores Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionísio (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), entre outros; e, também, a academia, conforme as contribuições de Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) e Oliveira (2008). Trata-se, ainda, da interação, com base em Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). Foi utilizado o procedimento metodológico qualitativo com uma pesquisa teórica e de campo. Dessa forma, após a análise dos dados obtidos e considerando os resultados preliminares, foi possível notar um resultado positivo acerca da aplicação da sequência didática feita pela interação on-line, uma vez que os discentes produziram os textos orais que se adequaram à proposta e à situação comunicativa.
Abstract: This work aimed to encourage oral practices, which they're, the study and production of texts oral gender, in the current period of a viral pandemic that still affects the social context of several countries, including Brazil. In this sense, it’s proposed the application of a didactic sequence based on the considerations of Dolz; Noverraz, and Schneuwly (2004) on the teaching of genres in the classroom and departing from the perspective defended by Marcuschi (2008) that oral and written genres are willing on a continuum, thus not constituting a dichotomous system. From this perspective, the importance of orality in culture was discussed, according to Maciel (2021), and also in different social means, such as the school, according to the authors Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionysius (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), among others; and, also, the academy, according to the contributions of Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) and Oliveira (2008). It’s also about interaction, based on Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). The qualitative methodological procedure was utilized with theoretical and field research. Thus, after analyzing the data obtained and considering the preliminary results, it was possible to notice a positive result concerning the application of the didactic sequence made by the online interaction once the students produced the oral texts that suited the proposal and the communicative situation.
Palavras-chave: Oralidade
Reconto de histórias (Gênero textual)
Sequências didáticas
Interação on-line
Orality
Storytelling (Textual Genre)
Didactic sequences
Online interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: BARBOSA, Deysiane Paulino. A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399
Data do documento: 25-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia.pdf855.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.