00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.creatorSouza, Natália Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-07-08T01:46:48Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-07-08T01:46:48Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Natália Oliveira de. As questões de gramática na prova do exame nacional do ensino médio (enem): uma análise linguístico-discursiva. 2022. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9360-
dc.description.abstractGrammar teaching still remains the main focus in language classes. Portuguese, mainly due to the demands of mastering the linguistic knowledge required in different contexts of society, among them, access to university through the National High School (ENEM). However, many researchers and teachers warn for the difficulties that students present in grammar classes. In that sense, this This work aims to analyze how normative grammar issues are presented in ENEM. To support the analysis, studies that seek to reflect on teaching practices, among them: Geraldi (1997; 2012), who discusses the conceptions of language in classroom practices, as well as making suggestions for teaching language based on linguistic analysis (AL); Franchi (2006), who claims to be the language subordinated to rules, however, for this author, it is in social interaction that the individual appropriates the linguistic system; Possenti (1996), which emphasizes the objective of the shool only teach standard Portuguese, or create conditions for it to be learned; Pietri (2003), that highlights the school as responsible for choosing the contents and coordinating the way these contents will be taught. We also consider the reflections of Chizzotti (2006) to to base qualitative research, as well as Ludke and André (1986), who also reflect about research methodology. The corpus of analysis consisted of grammatical questions ENEM, in a seven-year interval, referring to the period from 2013 to 2019. temporal cut is justified due to the dimension of this work, so we considered the most recent exams, with illustrations of the most recurrent themes. The research made it possible affirm that the way in which questions of normative grammar are proposed in ENEM is still is based only on metalanguage, restricted to the conception of language as an expression of the thought or as an instrument of communication, there is not, therefore, a proposal with based on the perspective of language as social interaction (BAKTHIN, 1997), in the studies of literacy (KLEIMAN, 1995) and not even in Linguistic Analysis practices (GERALDI, 2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAs questões de gramática na prova do exame nacional do ensino médio (enem): uma análise linguístico-discursivapt_BR
dc.title.alternativeGrammar questions in the national high school exam (enem): a linguistic-discursive analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de gramática ainda continua sendo o principal foco nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo pelas exigências do domínio de conhecimentos linguísticos exigidos em diversos contextos da sociedade, dentre eles, o acesso à universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, muitos pesquisadores e professores alertam para as dificuldades que os alunos apresentam nas aulas de gramática. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como as questões de gramática normativa são apresentadas no ENEM. Para fundamentar a análise, adota-se como referencial teórico estudos que buscam refletir sobre as práticas de ensino, dentre eles: Geraldi (1997; 2012), que discute sobre as concepções de linguagem nas práticas de sala de aula, como também faz sugestões para o ensino de língua pautado na análise linguística (AL); Franchi (2006), que afirma ser a linguagem subordinada a regras, no entanto, para esse autor, é na interação social que o indivíduo se apropria do sistema linguístico; Possenti (1996), que enfatiza o objetivo de a escola só ensinar o português padrão, ou criar condições para que ele seja aprendido; Pietri (2003), que destaca a escola como a responsável para escolher os conteúdos e coordenar a forma como esses conteúdos serão ministrados. Também consideramos as reflexões de Chizzotti (2006) para fundamentar a pesquisa qualitativa, bem como Ludke e André (1986), que também refletem sobre metodologia de pesquisa. O corpus da análise foi constituído com as questões gramaticais do ENEM, num recorte de um intervalo de sete anos, referente ao período de 2013 a 2019. Esse recorte temporal se justifica devido à dimensão deste trabalho, por isso foram considerados os exames mais recentes, com ilustração dos temas mais recorrentes. A pesquisa possibilitou afirmar que o modo como são propostas as questões de gramática normativa no ENEM ainda está pautado apenas na metalinguagem, restrito à concepção de linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação, não há, dessa forma, uma proposta com base na perspectiva da linguagem como interação social (BAKTHIN, 1997), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995) e, nem mesmo, em práticas de Análise Linguística (GERALDI, 2012).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.