00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escola e seus processos de individualização : uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL
Autor(es): Rodrigues, Roberto da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Emerson Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar como elementos existentes na escola moderna poderiam favorecer o individualismo e, mais especificamente, como estas práticas escolares desde a educação infantil até o ensino médio, estariam moldando os sujeitos para se tornarem cada vez mais individualistas. Foram abordados neste texto o processo de construção da individualidade do sujeito e as transformações que ocorreram desde o Humanismo, Iluminismo e Reforma Protestante até a atualidade, dentro do ambiente escolar. O objeto de estudo foi desenvolvido a partir de um estudo e caso no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o caminho metodológico utilizado foi uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa com observação não participativa, entrevistas e análise documental.
Abstract: The objective of this work is to demonstrate how elements existing in the modern school could favor individualism and, more specifically, how these school practices from early childhood education to high school, would be shaping the subjects to become more and more individualistic. In this text, the process of constructing the individuality of the subject and the transformations that occurred from Humanism, Enlightenment and Protestant Reform to the present day, within the school environment, were addressed. The object of study was developed from a case study at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora and the methodological approach used was a qualitative exploratory research with non-participative observation, interviews and documentary analysis.
Palavras-chave: Individualismo
Escola
Modernidade
Individualism
Modernity
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: RODRIGUES, Roberto da Silva. A escola e seus processos de individualização: uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.