00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9341
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sala de aula invertida como estratégia de ensino de LIBRAS como L2 para ouvintes falantes da língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Flipped classroom as a teaching strategy of LIBRAS as L2 for Portuguese-speaking listeners
Autor(es): Furtunato, Thaís de Oliveira
Primeiro Orientador: Barbosa, Thaysa Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Radjalma da Silva
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da teoria e a prática do método sala de aula invertida no ensino de Libras como L2 para alunos falantes da língua portuguesa. A aplicação se deu no estado de Alagoas na cidade de Maceió em uma escola da rede pública do Estado de Alagoas, uma turma de alunos ouvintes cursando o básico 2 de Libras. Este trabalho aponta as potencialidades da aplicação desta metodologia para uma melhora no engajamento dos estudantes em seu aprendizado. A cada dia tem surgido novas formas mais eficientes de trabalhar com o aluno através de metodologias ativas se dá uma trilha de aprendizagem diferente e mais motivadora. Com este trabalho de pesquisa, buscamos comprovar a eficácia da aplicação de uma dessas metodologias no ensino de Libras como L2 para ouvintes. A sala de aula invertida é um dos métodos que podem ser usados pelo professor no ensino de Libras como L2. Essa metodologia permite que o aluno tenha acesso aos conteúdos previamente, orientado pelo professor os alunos podem ter acesso a pesquisas, a vídeos. Os alunos com o acesso dos conteúdos antes das aulas presencias, durante o momento das aulas o professor apenas terá que tirar dúvidas sobre o assunto já visto pelos os alunos previamente. Com isso sobra mais tempo para aplicação de atividades.
Abstract: This article aims to present the results of theory and practice of the inverted classroom method in teaching Libras as a L2 for speaking students of the Portuguese language. The application took place in the state of Alagoas in the city of Maceió in a public school in the State of Alagoas, a group of hearing students studying the basic 2 of Libras. This work points out the potential of the application of this methodology for an improvement in the engagement of students in their apprenticeship. New and more efficient ways of working with the student through active methodologies gives a different learning path and more motivating. With this research work, we seek to prove the effectiveness of application of one of these methodologies in the teaching of Libras as L2 for listeners. The flipped classroom is one of the methods that can be used by the teacher in the teaching Libras as L2. This methodology allows the student to have access to the previously, guided by the teacher, students can have access to surveys, to videos. Students with access to content before classes presence, during the time of classes the teacher will only have to ask questions on the subject already seen by the students previously. That leaves more time for application activities.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem Libras
Metodologias ativas
Métodos de ensino
Teaching and learning Libras
Active methodologies
Teaching methods
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras)
Citação: FURTUNATO, Thaís de Oliveira. Sala de aula invertida como estratégia de ensino de LIBRAS como L2 para ouvintes falantes da língua portuguesa. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9341
Data do documento: 23-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.