00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspecto verbal na Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): Verbal aspect in Portuguese
Autor(es): Mendes, Júlia Maria Carlos de Moura
Primeiro Orientador: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Jadir Lima
Resumo: O sistema verbal se relaciona a várias categorias, entre elas o tempo, o modo e o aspecto. Línguas neolatinas se estruturam basicamente sobre as duas primeiras categorias indicadas, ficando o aspecto inter-relacionado à ambas, porém em função considerada secundária. Este trabalho propôs-se a uma análise dessas categorias verbais partindo da questão funcional, argumentando que a manifestação dessas categorias não se limita às suas expressões morfossintáticas, sendo basilar avaliar o contexto discursivo em que se insere tais categorias. Como metodologia aplicada a este trabalho, além da referência bibliográfica, parte-se da análise de redações desenvolvidas por alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino com a temática sobre a violência contra a mulher. Por meio deste trabalho se reconhece o quão necessário e enriquecedor são os diálogos possíveis entre as atividades que se propõem a analisar os aspectos verbais de forma contextualizada por meio de atividades que esclareçam os conceitos relacionados e contribuam para a aprendizagem.
Abstract: RESUMEN- El sistema verbal está relacionado con varias categorías, incluido el tiempo, el estado de ánimo y el aspecto. Las lenguas neolatinas se estructuran básicamente en las dos primeras categorías indicadas, estando el aspecto interrelacionado con ambas, pero en una función considerada secundaria. Este trabajo propuso un análisis de estas categorías verbales a partir de la cuestión funcional, argumentando que la manifestación de estas categorías no se limita a sus expresiones morfosintácticas, siendo imprescindible evaluar el contexto discursivo en el que se insertan estas categorías. Como metodología aplicada a este trabajo, además de la referencia bibliográfica, se parte del análisis de ensayos desarrollados por estudiantes de 2o año de bachillerato en un sistema escolar público con la temática de la violencia contra la mujer. A través de este trabajo, se reconoce lo necesario y enriquecedor que son los posibles diálogos entre las actividades que proponen analizar los aspectos verbales de forma contextualizada a través de actividades que esclarezcan los conceptos relacionados y contribuyan al aprendizaje.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Verbos
Portuguese language
Verbs
Lengua portuguesa
Verbos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: MENDES, Júlia Maria Carlos de Moura. Aspecto verbal na Língua Portuguesa. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9328
Data do documento: 13-mai-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspecto verbal na Língua Portuguesa.pdf991.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.