00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente em saúde em tempos de pandemia: contribuição de fisioterapeutas intensivistas de uma maternidade pública de alto risco
Título(s) alternativo(s): Continuing education in health in times of pandemic: contributions of intensive care physiotherapists from a public high-risk maternity hospital
Autor(es): Duarte, Paulo Wesley de Goes
Primeiro Orientador: Neves Junior, Waldemar Antonio das
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Geraldo Magella
metadata.dc.contributor.referee3: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee4: Fernandes, Maria Goretti
Resumo: Introdução: este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) traz em sua composição artigo e produto educacional que tiveram sua origem nos resultados obtidos da pesquisa intitulada: “Educação permanente em saúde em tempos de pandemia: contribuições de fisioterapeutas intensivistas de uma maternidade pública de alto risco”. Desde os primeiros meses de 2020, quando surgiram os primeiros casos de COVID-19 (doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2) e com o avanço da pandemia no Brasil, o sistema de saúde foi tensionado e levado a quase exaustão, trazendo desafios que, à primeira vista, eram praticamente intransponíveis. Durante este período na prática profissional, a educação permanente em saúde (EPS) contribuiu para mitigar tal situação e ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus, estabelecendo-se como uma estratégia poderosa na mobilização de toda equipe multiprofissional. Ainda no momento atual, as Instituições de saúde tiveram de se reorganizar e direcionar suas ações de EPS para preparar seus servidores, incluindo os fisioterapeutas intensivistas. Deste modo, a EPS pode capacitar tais profissionais com a finalidade de compreender a fisiopatologia do vírus e de se combater a pandemia de COVID-19, tendo em vista a prestação de uma assistência qualificada às gestantes, puérperas e recém-nascidos da maternidade escola pesquisada. A motivação para esse estudo baseou-se na vivência do autor como profissional da linha de frente no combate à pandemia, na percepção da mudança da rotina da maternidade e de toda a equipe, e na aplicabilidade da EPS durante este período conturbado. Objetivo: analisar as possíveis contribuições de fisioterapeutas intensivistas no desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde em uma Maternidade Escola durante a Pandemia de covid-19. Método: o estudo é do tipo qualitativo, sendo um estudo de caso, do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado um grupo focal com 5 participantes e os dados forma analisados através do método sugerido por Malheiros (2011). Resultados: observou-se que a EPS demonstrou eficácia e teve importância no combate à pandemia na referida maternidade, tanto em aspectos de aprimoramento e aplicação de protocolos, aperfeiçoamento na assistência e da prática clínica, como também na segurança dos profissionais e nos atendimentos aos pacientes com COVID, resultando em influência positiva no aspecto emocional da equipe de fisioterapeutas. Estes ganhos tiveram relação direta com os momentos de EPS realizados na maternidade com a presença da equipe multiprofissional. Considerações finais: este TACC traz a relevância do papel da Instituição, através da Educação Permanente em Saúde, diante um cenário conturbado devido a pandemia de Covid-19. Verificou-se que a pandemia desencadeou várias questões para os Fisioterapeutas Intensivistas, tais como: apreensão, ansiedade, estresse e esgotamento pela alta carga laboral nos momentos de pico da pandemia. Todos estes temas levantados anteriormente foram apreendidos nos momentos de EPS e analisados neste TACC, com a finalidade de trazer uma colaboração sobre a EPS como instrumento de auxilio no combate a pandemia. E por fim, as contribuições apresentadas pelos fisioterapeutas intensivistas fundamentaram o produto educacional que visa agregar a EPS na prática institucional.
Abstract: Introduction: this master’s thesis brings in its composition article and educational product that had its origin in the results obtained from the research entitled: "Continuing education in health in times of pandemic: contributions of intensivist physiotherapists of a public high-risk maternity hospital". Since the first months of 2020, when the first cases of COVID-19 (disease caused by the SARS-Cov-2 coronavirus) appeared and with the pandemic advancing in Brazil, the health system was strained and brought to near exhaustion, bringing challenges that, at first sight, were practically insurmountable. During this period in professional practice, permanent health education (PHE) contributed to mitigate this situation and to help in the confrontation with the new coronavirus, establishing itself as a powerful strategy in the mobilization of the entire multi professional team. Still in the current moment, health institutions had to reorganize and direct their PHE actions to prepare their employees, including intensive care physiotherapists. Thus, PHE can train such professionals to understand the physiopathology of the virus and to fight the pandemic of COVID-19, in order to provide qualified care to pregnant and postpartum women and newborns in the maternity school studied. The motivation for this study was based on the author's experience as a frontline professional in fighting the pandemic, on the perception of the change in the routine of the maternity ward and of the entire team, and on the applicability of PHE during this troubled period. Objective: to analyze the possible contributions of intensive care physiotherapists in the development of Permanent Health Education actions in a Maternity School during the covid-19 Pandemic. Method: the study is of the qualitative type, being a case study, of the descriptive and exploratory type. A focus group was conducted with 5 participants and the data analyzed using the method suggested by Malheiros (2011). Results: it was observed that the PHE showed efficacy and had importance in fighting the pandemic in the mentioned maternity, both in aspects of improvement and application of protocols, improvement in assistance and clinical practice, as well as in the safety of professionals and in the care of patients with COVID, resulting in positive influence on the emotional aspect of the team of physiotherapists. These gains were directly related to the PHE moments performed in the maternity ward with the presence of the multi professional team. Final considerations: this master’s thesis brings the relevance of the role of the institution, through Permanent Health Education, in a troubled scenario due to the Covid-19 pandemic. It was verified that the pandemic triggered several issues for the Intensive Care Physiotherapists, such as: apprehension, anxiety, stress and exhaustion by the high workload at the peak moments of the pandemic. All these issues raised above were apprehended in the PHE moments and analyzed in this master’s thesis, with the purpose of bringing a collaboration on the PHE as a tool to help fight the pandemic. And finally, the contributions that the intensive care physiotherapists presented were the basis for the educational product that aims to aggregate PHE in institutional practice.
Palavras-chave: Educação em saúde
COVID-19
Modalidades de fisioterapia
Continuing education in health
COVID-19
Physiotherapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: DUARTE, Paulo Wesley de Goes. Educação permanente em saúde em tempos de pandemia: contribuição de fisioterapeutas intensivistas de uma maternidade pública de alto risco. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9313
Data do documento: 31-mar-2022
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