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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9281
Tipo: | Dissertação |
Título: | A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Reading comprehension and the inferential process in teams of the ninth year of elementary school |
Autor(es): | Oliveira, Francisco Jailson Dantas de |
Primeiro Orientador: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borba, Valquiria Claudete Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Lúcia de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
Resumo: | Os baixos níveis de compreensão de textos escritos entre estudantes da escola básica no Brasil, principalmente em Alagoas, têm sido divulgados e comentados pelos meios de comunicação de massa nesses dez últimos anos, demandando da academia pesquisas que se ocupem do problema. Diante disso, este trabalho, que se situa na área de Leitura e Cognição, teve como objetivo verificar a compreensão de textos e o uso do processo inferencial durante a leitura do texto escrito entre estudantes do nono ano do ensino fundamental, em três escolas públicas e três escolas particulares de Maceió, AL, durante o 2o semestre de 2012. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, interpretativa, com um relevante aporte quantitativo. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário para obter o perfil dos estudantes colaboradores; para verificar e avaliar os níveis de compreensão de textos e atitudes diante da leitura foram utilizados, respectivamente, teste de compreensão de textos com questões de múltipla escolha, teste cloze, também conhecido como texto lacunado, e um questionário pós-teste. A base teórica da pesquisa abrangeu estudos e obras de pesquisadores que abordam a leitura e a compreensão leitora do ponto de vista cognitivo ou sociocognitivo, tais como Kleiman (1989, 1992, 1996, 2002), Kato (1990), Leffa (1996, 2012), Marcuschi (1985, 2008), Silveira (2005a), Coscarelli (2002), Pereira (2009), Machado (2010), Márcia Santos (2008), Santos (2009), Fiori (2008), dentre outros. Os dados coletados foram submetidos a uma análise que nos permitiu concluir que, dos 67 estudantes colaboradores das escolas públicas, 56 (cerca de 83%) apresentaram déficit na compreensão leitora; por sua vez, dos 111 estudantes colaboradores das escolas particulares, 38 (cerca de 34%) apresentaram tal deficiência, principalmente em questões que demandavam ativação do conhecimento prévio para consolidar as estratégias inferenciais, essenciais à leitura fluente e produtiva. |
Abstract: | The low levels of reading comprehension among elementary and high school students in Brazil, especially in the State of Alagoas, have been divulgated by mass media in the last ten years, and this demands responsive attitudes from the university in form of studies and researches about the problem. In view of this, this work, which lays on the field of Reading and Cognition, had as objective to verify written text comprehension and inferential process among students of the ninth year, that is, the last year of elementary school, in six schools, three public schools and three private ones, during the second semester of 2012. The research is characterized as qualitative and interpretative, with a relevant quantitative contribution. In order to collect data about the students, the author used a questionnaire; in order to verify the levels of textual comprehension and attitudes towards reading other instruments, such as multiple choice comprehension test, cloze test and a post-reading questionnaire were respectively used. The theoretical foundation of the research comprised studies, researches and works from the cognitive and sociocognitive approach of reading such as Kleiman (1989, 1996, 2002), Kato (1990), Leffa (1996, 2012), Marcuschi (1985, 2008), Silveira (2005a), Coscarelli (2002), Pereira (2009), Machado (2010), Márcia Santos (2008), Santos (2009), Fiori (2008), among others. Data collected were submitted to analysis and permitted to conclude that, among 67 informant students from public schools, 56 presented a deficit in reading comprehension; in their turn, among 111 informant students from private schools, 38 presented such deficiency, especially in questions which demand previous knowledge activation to consolidate inferential strategies, which are essential for proficient reading. |
Palavras-chave: | Compreensão de textos Leitura – Testes de avaliação Leitura – Processo inferencial Leitura – Aspectos sociocognitivos Text comprehension Reading - evaluation tests Reading -inferential process Reading - sociocognitive aspects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de. A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental. 2022. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9281 |
Data do documento: | 28-dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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