00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266
Tipo: Especialização
Título: Retextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs
Título(s) alternativo(s): Retextualization: perspective of reading and textual production in elementary education with the insertion of multimodal infographic text
Autor(es): Santos, Maria José da Silva
Primeiro Orientador: Deus, Adriane de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosiane Maria Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Marcela Fernandes
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas de leitura, interpretação e retextualização do texto multimodal em sala de aula a partir dos estudos e produção do infográfico no contexto de inserção das tic nessas produções. Este trabalho de observação foi feito em uma sala de aula do sexto ano do ensino fundamental dois, numa escola particular num bairro periférico no município de Maceió. Assim, toda a pesquisa foi de cunho qualitativo, através de estudo de caso. Nesse tocante, acompanhou-se o processo de leitura e escrita do gênero textual/discursivo multimodal infográfico, bem como, a contribuição dessas aulas para a formação de leitores eficientes desses textos. Desse modo, os participantes da pesquisa foram: professora com sua prática e seus alunos com as produções, sendo total de trinta alunos. Assim, toda a análise deu-se a partir dos resultados decorrentes das observações, como: diário de observação, plano de aula e atividades de produções dos alunos. Diante do cenário observado, compreende-se a importância da inserção de textos multimodais nas aulas de leitura e produção, tendo em vista o constante contato dos alunos a esta nova maneira de ler seja para obter informações ou estudo, e que exposições a texto como estes contribuem consideravelmente na formação de um leitor preparado para as diversas formas de interações com textos.
Palavras-chave: Gênero textual/discursivo
Retextualização
Multimodalidade textual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SANTOS, Maria José da Silva. Retextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.