00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9191
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias Educacionais: um Estudo Prospectivo
Título(s) alternativo(s): Educational Technologies: a Prospective Study
Autor(es): Silva, Flávio Santos da
Santos, Leyla Carolyne da Silva
Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
Balliano, Tatiane Luciano
Resumo: O presente estudo tem como metodologia uma análise prospectiva das tecnologias educacionais, considerando as patentes do repositório internacional World Intellectual Property Organization (WIPO), as patentes nacionais presentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e em trabalhos na literatura referente ao tema. Com base no levantamento feito definiu-se as principais vertentes da educação em que essas tecnologias estão presentes e sua expectativa de evolução. Esse estudo também analisa o posicionamento dos principais países na utilização de tais tecnologias e as empresas que despontam como maiores depositantes de patentes e sua evolução temporal. Descobriu-se por meio dessa análise que as tecnologias educacionais possuem forte investimento dos países melhores colocados em rankings internacionais de educação e que o Brasil está aquém do que é produzido nesses países. Assim, este estudo apresenta como resultados o fato de que tecnologias educacionais estão diretamente relacionadas ao investimento que o país faz em educação e como a fonte desses investimentos impacta na pesquisa de novas tecnologias educacionais.
Abstract: The present study has a methodology a prospective analysis of the educational technologies considering the patents of the World Intellectual Property Organization (WIPO), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) and works in the literature related to the subject. Based on the survey, we defined the main aspects of education in which these technologies are present and their expectation of evolution. This study also analyzes the position of the countries in the use of such technologies, as well as the companies that emerge as major depositors of patents and their temporal evolution. It was discovered that the educational technologies have a strong investment of the countries best placed in international education rankings and that Brazil falls short of what is produced in these countries. Thus, this study resulted in educational programs in progress related to the country’s investment in education and as a source of investments that impact on the research of new educational technologies.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional
Prospecção
Educational technology
Prospection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: SILVA, Flavio Santos da ; SANTOS, Leyla Carolyne da Silva ; PINTO, Ibsen Mateus Bittencourt Santana; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger ; BALLIANO, Tatiane Luciano. Tecnologias Educacionais: um estudo prospectivo. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 12, n. 1, p. 178-190, 01 mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/27246.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27246
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9191
Data do documento: 1-mar-2019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias Educacionais: um estudo prospectivo.pdf236.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.