00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9143
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A coordenação pedagógica em foco: uma análise dos anais do educon no período de 2015-2019
Autor(es): Araújo, Eliude Alves de
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Cicero Neilton dos Santos
Resumo: O artigo tem como objetivo conhecer a atuação do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar, visando contribuir para que os professores possam entender mais sobre as funções na escola, tendo como enfoque sua atuação no cotidiano escolar, de maneira eficaz envolvendo o coletivo a fim de facilitar o entendimento dos professores e da comunidade escolar, sobre o papel da Coordenação Pedagógica. A atuação desse profissional é importante para a gestão escolar democrática, pois permite acompanhar professores e estudantes para que haja uma aprendizagem eficiente e um bom planejamento junto ao corpo docente da escola. A pesquisa foi realizada através de levantamento do estado da arte, de caráter bibliográfico e do apoio há alguns autores entre eles: Garcia (1999), Nogueira (2011), Orsolan (2001) Placco e Almeida (2012), com abordagem qualitativa onde destacam a relevância e atuação do coordenador pedagógico dentro da escola.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
Aprendizagem
Gestão Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: ARAÚJO, Eliude Alves de. A coordenação pedagógica em foco: uma análise dos anais do educon no período de 2015-2019. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9143
Data do documento: 11-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A coordenação pedagógica em foco uma análise dos anais do educon no período de 2015-2019.pdf281.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.