00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9131
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tendências do mercado de carbono mundial - uma análise bibliométrica usando as bases de dados Scopus e SciELO
Autor(es): Cabral, Brenda Barros
Primeiro Orientador: Salomon, Karina Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Ivete Vasconcelos Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Christiano Cantarelli
Resumo: O crescimento da população mundial está associado ao aumento da exploração de recursos naturais, assim como ao desenvolvimento econômico, sendo as principais causas do acréscimo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. As fontes geradoras de GEE mais relevantes se encontram nos setores industrial, de energia e de transportes, esses gases se acumulam na atmosfera e intensificam o fenômeno natural conhecido por efeito estufa, como resultado disso, temos o aquecimento global. O problema gerou um alerta quando foi observado um aumento desenfreado das temperaturas durante o século XX e o mercado de carbono foi criado como uma das diversas estratégias de combate ao aquecimento global. Este trabalho compreende uma análise bibliométrica referente ao mercado de carbono, comparando a contribuição científica presente em dois bancos de dados, Scopus e SciELO, durante um período de 10 anos entre 2010 e 2020. Através da metodologia adotada, foi possível identificar as principais contribuições por autores, palavras-chave, citações, países e áreas de estudo, além de avaliar as diferenças entre as bases de dados, tendências e focos temáticos das pesquisas ao longo do tempo. A Scopus foi a base mais eficaz para o estudo, apresentou mais contribuições em nível mundial, publicações mostrando o cenário atual do tema e interface de seu domínio na web mais didática e organizada para obtenção dos dados necessários para a análise bibliométrica. Como resultado dos eixos temáticos que mais marcaram a última década, foram identificados possíveis segmentos de temas para trabalhos futuros, com foco em metodologias concretas de precificação de GEE e um comércio de carbono mundial voltado a transações que incorporem todos países e setores econômicos.
Abstract: .
Palavras-chave: Mercado de carbono
Emissões de GEE
Análise bibliométrica
Protocolo de Quioto
Carbon market
GEE emissions
Bibliometric analysis
Kyoto Protocol
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Citação: CABRAL, Brenda Barros. Tendências do mercado de carbono mundial - uma análise bibliométrica usando as bases de dados Scopus e SciELO. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9131
Data do documento: 24-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.