00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAMED Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9109
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estigma da doença mental entre estudantes de medicina: estudo transversal de fatores associados
Título(s) alternativo(s): Stigma towards mental liness among medical student: a cross sectional study of associated factors
Autor(es): Ferreira, Victor de Macedo
Primeiro Orientador: Melo Neto, Valfrido Leao de
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Rita Marcia Pacheco
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Camila Wanderley
Resumo: Introdução: O estigma tem sido apontado como uma das principais barreiras para a busca por tratamento de transtornos mentais, além de desencadear perdas de oportunidades sociais, interferindo na qualidade de vida. Mesmo profissionais da saúde com treinamento em psiquiatria podem atuar como perpetuadores do estigma sobre doença mental. Objetivo: Avaliar os fatores associados ao estigma nos estudantes de medicina através da correlação com as características sociodemográficas da amostra e da comparação do nível de estigma entre as fases da formação médica. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico de abordagem quantitativa. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e o questionário de atribuição AQ-26B nos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Para a análise, os estudantes foram divididos em grupo 0 (fase inicial do curso, primeiro e segundo períodos) e grupo 1 (fase final, décimo e décimo primeiro períodos). Resultados: Do total de 200 estudantes, 129 responderam aos questionários, dos quais 69 (53,5%) se identificaram como do gênero feminino. A média de idade foi 24,1 (±3,7) anos. As características sociodemográficas que se associaram a menores níveis de estigma foram o gênero feminino, idade mais elevada, ter familiar com transtorno mental, contato diário com outros conhecidos com transtorno mental e ter forte interesse em psiquiatria como futura especialidade. Os estudantes da fase final, apresentaram menor escore nos fatores Medo (p < 0,01) e Segregação (p < 0,01) e maiores escores nos fatores Desamparo (p < 0,05) e Responsabilização (p < 0,05). Conclusão: O interesse em psiquiatria foi a característica que mais se relacionou com fatores do estigma, associando-se a melhores atitudes nos fatores Desamparo, Segregação e Afastamento. Os estudantes que têm familiares com transtorno mental, bem como aqueles que estabeleceram contato diário com outros conhecidos, apresentaram menos atitudes relativas ao fator Medo, corroborando que a proximidade com a doença mental tem papel importante na redução do estigma. Os estudantes da fase final do curso apresentaram menores escores em dois fatores e maiores em outros dois. Tais achados sugerem que a instituição de estratégias anti-estigma direcionadas à formação em saúde mental podem contribuir para a melhoria de alguns aspectos do estigma.
Abstract: Introduction: Stigma is one of the main barriers to seek treatment for mental illness. It also leads to loss of social opportunities, interfering with the quality of life. Even health professionals which have been trained in psychiatry can act as perpetuators of stigma towards mental illness. Objective: To analyze the correlation between sociodemographic characteristics and the period of medical education with level of stigma to assess stigma towards mental illness among medical students. Method: This is an analytical cross-sectional study with a quantitative approach. Medical students at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas were surveyed using a sociodemographic questionnaire and the attribution questionnaire AQ-26B. For statistical analysis’ purpose, students were divided into group 0 (initial phase of the course, first and second semester) and group 1 (final phase, tenth and eleventh semesters). Results: Out of a total 200 students, 129 responded to the questionnaires, of which 69 (53.5%) identified themselves as female. The mean age was 24.1 (±3.7) years old. The sociodemographic characteristics that were associated with lower levels of stigma were being female, higher age, having a family member with a mental disorder, daily contact with others known to have a mental disorder, and having a strong interest in being psychiatrist. Students in the final phase of the course had lower scores on Fear (p < 0.01) and Segregation (p < 0.01) factors and higher scores on Helplessness (p < 0.05) and Accountability (p < 0.05). Conclusion: Interest in being psychiatrist was the main characteristic associated with better attitudes in the Helplessness, Segregation and Avoidance factors. Students who have Family members with a mental disorder, as well as those who have daily contact with significant others that are mentally ill, showed less attitudes towards Fear factor, reinforcing that proximity to mental illness plays an important role in reducing stigma. Advancing in the medical course was associated with better scores in some atitudes and worse scores in others, reinforcing the importance of incorporating anti-stigma strategies into medical training.
Palavras-chave: Estigma social
Transtornos mentais
Estudantes de medicina
Social stigma
Mental illness
Medical student
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Medicina
Citação: FERREIRA, Victor de Macêdo. Estigma da doença mental entre estudantes de medicina: estudo transversal de fatores associados. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9109
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estigma da doença mental entre estudantes de medicina_ estudo transversal de fatores associados.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.