06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8998
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indicadores de desempenho organizacional: um estudo de caso em um escritório contábil
Autor(es): Silva, Pâmela de Cássia Porto
Primeiro Orientador: Monteiro, José Augusto Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Omena Neto, Alcides José de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Hélio Felipe Freitas de Almeida
Resumo: A literatura de gestão recomenda que os resultados das organizações sejam mensurados por meio de indicadores, os quais apresentam os resultados para que a melhor decisão venha ser tomada pelos responsáveis da empresa. Dessa maneira o gerenciamento contábil se dá através de resultados obtidos por meio dos indicadores de todos os setores da empresa do qual visa mostra os resultados obtidos mensalmente por casa setor de uma organização. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se dá o gerenciamento de um escritório contábil através do uso de indicadores de desempenho para auxílio a tomadas de decisões. A metodologia utilizada foi através de uma revisão bibliográfica em livros, artigos, revistas e sites de pesquisas, visando as principais buscas em autores da gestão de indicadores. Os dados foram coletados através de uma entrevista com um colaborador do setor financeiro da empresa estudada, com finalidade de conhecer quais os indicadores mais utilizados e como são utilizados para chegar à tomada de decisão. Os resultados da pesquisa apontaram que os indicadores gerenciais são utilizados por diversos setores e os mesmos possuem a função de mostrar a qualidade, serviço e rentabilidade de empresa, vindo a apontar os índices com maior e menor vantagem dentro de um negócio. Apesar de ter o monitoramento de desempenho realizado através de indicadores, a empresa só utiliza tais informações ocasionalmente, não tendo uma regularidade no acompanhamento de tais indicadores como qualidade de serviços, tempo de entrega e clientes, o que pode ocasionar na dificuldade na apuração de resultados positivos ou até mesmo negativos.
Abstract: The management literature recommends that organizations' results be measured through indicators, which present the results so that the best decision can be made by the company's managers. In this way the accounting management takes place through results obtained through the indicators of all sectors of the company which aims to show the monthly results obtained by each sector of an organization. Thus, this research aims to analyze how the management of an accounting office is done through the use of performance indicators to aid decision making. The methodology used was through a bibliographic review in books, articles, magazines and research sites, aiming at the main searches in indicators management authors. Data were collected through an interview with a financial sector employee of the studied company, in order to know which indicators are most used and how they are used to reach decision making. The research results showed that the management indicators are used by several sectors and they have the function of showing the quality, service and profitability of the company, pointing out the indexes with bigger and smaller advantage within abusiness. Despite having performance monitoring performed through indicators, the company only uses such information occasionally, not having a regular monitoring of such indicators as quality of service, delivery time and customers, which can cause difficulty in obtaining results positive or even negative.
Palavras-chave: Mensuração de desempenho
Indicadores
Tomada de decisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: SILVA, Pâmela de Cássia Porto. Indicadores de desempenho organizacional: um estudo de caso em um escritório contábil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8998
Data do documento: 18-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indicadores de desempenho organizacional: um estudo de caso em um escritório contábil.pdf529.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.