00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8967
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem multicultural na proposta do curso de Pedagogia da UFAL: aproximações e distanciamentos
Título(s) alternativo(s): El enfoque multicultural en la propuesta curricular del curso de pedagogia UFAL: aproximaciones y distancias
Autor(es): Silva, Adriana Leite da
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Eleta de Carvalho
Resumo: Este trabalho contempla o esforço de uma pesquisa em conhecer e identificar as formas de aplicação do multiculturalismo crítico na formação dos(as) Pedagogos(as) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este trabalho reporta-se ao estudo e a análise do currículo, tendo como objetivo geral analisar os planos de curso das disciplinas obrigatórias do currículo do Curso de Pedagogia da Ufal, visando reconhecer, através do aporte teórico existente, as aproximações e os distanciamentos da matriz curricular de 2006 em vigor até os dias atuais. Acreditamos que essa reflexão é pertinente por demonstrar como são tratadas as questões sobre a diversidade cultural, étnico-raciais, de gênero e classes sociais que são emergentes atualmente em nossa sociedade, principalmente no Curso de Pedagogia. Metodologicamente, explora-se a referida temática por meio de um estudo em documentos de domínio público: o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, como também, trabalhamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem de natureza qualitativa. Para fundamentar o olhar e a reflexão, trouxemos a análise dos dados que foi feita através da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Dialogamos com Apple (1982, 2000), Brandão (1986), Candau (2002, 2011), Freire (1959, 1979, 1991, 1992, 1993, 2003) que favoreceram na compreensão sobre o currículo, o multiculturalismo e a educação como conscientização e prática de liberdade dos(as) educandos(as). No que diz respeito às discussões sobre as políticas públicas na formação inicial de professores em Pedagogia, Chiarelo (2017), os estudos de Foucault (1979, 2008, 2014) no que se refere à disciplinarização e a punição, Giroux (1986, 1997) que traz uma desmistificação sobre a Teoria Crítica e a Pedagogia Crítica da aprendizagem. Destarte, esta pesquisa está estruturada em quatro capítulos, uma introdução e as considerações finais ao término da dissertação. No primeiro capítulo tomamos como base os estudos sobre formação de professores frente às políticas públicas além de fazermos uma breve contextualização sobre a realidade social e educacional de Alagoas. No capítulo seguinte traçamos um panorama sobre o percurso histórico do ensino superior no Brasil, além de apresentar as concepções curriculares na formação do pedagogo onde relacionamos e discutimos as características do multiculturalismo. No terceiro capítulo apresentamos o percurso metodológico e a caracterização do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia além de descrevermos as técnicas de análise utilizada nesta pesquisa. No quarto capítulo tratamos do processo de análise de conteúdo dos planos de curso das disciplinas obrigatórias, bem como a categorização das disciplinas numa abordagem multicultural crítica, que é a que defendemos nesse trabalho. Toda essa exposição encontra-se explanada nos estudos realizados e registrados nesta dissertação.
Abstract: Este trabajo contempla el esfuerzo de una investigación para conocer e identificar las formas de aplicación del multiculturalismo crítico en la formación de pedagogos de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Este trabajo se refiere al estudio y análisis del currículo, con el objetivo general de analizar los planes de curso de las disciplinas obligatorias del Currículo del Curso de Pedagogía Ufal, con el objetivo de reconocer, a través de la contribución teórica existente, las aproximaciones y distanciamiento de la matriz curricular de 2006 en vigor hasta la actualidad. Creemos que esta reflexión es pertinente para demostrar cómo se abordan las cuestiones relativas a las sociedades culturales, étnicas-raciales, de género y sociales que están surgiendo hoy en día en nuestra sociedad, especialmente en el Curso de Pedagogía. Metodológicamente, este tema se explora a través de un estudio en documentos de dominio público: la APP del Curso de Pedagogía, así como, trabajamos en la investigación bibliográfica y documental, con un enfoque cualitativo. Para apoyar la mirada y la reflexión,trajimos el análisis de los datos que se hicieron a través del análisis de contenido propuesto por Bardin (1977). Endialogamos con Apple (1982, 2000), Brando (1986), Candau (2002, 2011), Freire (1959, 1979, 1991, 1992, 1993, 2003) que favoreció en la comprensión del currículo sobre el plan de estudios, la educación multiculturalista como conciencia y práctica de la libertad de educación ( como). Con respecto a los debates sobre políticas públicas en la formación inicial de los profesores en Pedagogía, Chiarelo (2017), estudios de foucault (1979, 2008, 2014) sobre disciplina y castigo, Giroux (1986, 1997) que trae una desmitificación sobre la Teoría Crítica y la Pedagogía Crítica del aprendizaje. Destarte, esta investigación se estructura en cuatro capítulos, una introducción y las consideraciones finales al final de la tesis. En el primer capítulo tomamos como base los estudios sobre formación del profesorado frente a las políticas públicas e hicimos una breve contextualización sobre la realidad social y educativa de Alagoas. En el siguiente capítulo esbozamos una visión general del camino histórico de la educación superior en Brasil, además de presentar las concepciones curriculares en la formación del pedagogo donde nos relacionamos y discutimos las características del multiculturalismo. En el tercer capítulo presentamos el camino metodológico y la caracterización del Proyecto Político Pedagógico del Curso de Pedagogía y describimos las técnicas de análisis utilizadas en esta investigación. En el cuarto capítulo nos ocupamos del proceso de análisis de contenidos de los planes de cursos de las disciplinas obligatorias, así como de la categorización de disciplinas en un enfoque multicultural crítico, que es el que defendemos en este trabajo. Toda esta exposición se explica en los estudios realizados y registrados en esta tesis.
Palavras-chave: Currículo
Pedagogia
Educação
Multiculturalismo crítico
Plan de estudios
Pedagogía
Educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Adriana Leite da. A abordagem multicultural na proposta do curso de Pedagogia da UFAL: aproximações e distanciamentos. 2022.124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8967
Data do documento: 29-nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.