00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional
Título(s) alternativo(s): Epistemological reflection in the development of gamification planning in the educational context
Autor(es): Cardoso, Otávio Augusto de Oliveira
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Dulce Márcia
Resumo: Esta pesquisa investigou o reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional. A gamificação é uma das estratégias didáticasde ensino-aprendizagem que vem ganhando notoriedade e sendo desenvolvida no cenário educacional, em especial, no ensino superior. Diante disso, sugerimos o seguinte problema: como as opções epistemológicas dos docentes influenciam no desenvolvimento do planejamento da gamificação para o contexto educacional? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as opções epistemológicas dos docentes no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional, identificando os elementos e frameworks utilizados. Os objetivos específicos da pesquisa foram:descrever quais aspectos da gamificação devem ser considerados no momento do planejamento pedagógico para o seu desenvolvimento; identificar as dificuldades existentes na elaboração de uma gamificação, como também no momento do seu desenvolvimento; estabelecer uma linha de compreensão entre o planejamento e o desenvolvimento que culmina na implementação de uma estratégia de ensino gamificada. A pesquisa é do tipo qualitativae a abordagem se trata de um estudo de caso, a saber, o caso de professores da Universidade Federal de Alagoas que participaram de um curso de gamificação como estratégia didática de ensino-aprendizagem, aplicado à sala de aula universitária, realizado na Ufal (lócus da pesquisa). Os sujeitos da pesquisa foram professores dessa mesma instituição que possuíam disciplina ativa e participaram de um curso de aperfeiçoamento profissional sobre a estratégia de gamificação. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista, elaborada a partir de um roteiro pré-definido e um questionário misto (perguntas fechadas e abertas).Dos resultados alcançados, os dados apresentaram a existência de uma miscelânea de epistemologias que refletem no planejamento da gamificação e não a predominância de uma única, e que, apesar de alguns autores insistirem em dividir a gamificação em duas perspectivas (fechada ou aberta), podemos ter um mix dessas perspectivas. A pesquisa também revelou algumas dificuldades no planejamento do desenvolvimento da gamificação, algo já relatado em pesquisas publicadas.
Abstract: This research investigated the epistemological impact on the development of gamification planning in the educational context. Gamification is one of the teaching-learning didactic strategies that has been gaining notoriety and being developed in the educational scenario, especially in higher education. In view of this, we suggest the following problem: how the epistemological options of teachers influence the development of gamification planning for the educational context? The general objective of this research was to analyze the epistemological options of teachers in the development of gamification planning in the educational context, identifying the elements and frameworks used. The specific objectives of the research were: to describe which aspects of gamification should be considered at the time of pedagogical planning for its development; identify the existing difficulties in the elaboration of a gamification, as well as in the moment of its development; establish a line of understanding between planning and development that culminates in the implementation of a gamified teaching strategy. The research is qualitative and the approach is a case study, namely, the case of professors from the Federal University of Alagoas who participated in a gamification course as a didactic teaching-learning strategy, applied to the university classroom, held at Ufal (locus of research). The research subjects were professors from the same institution who had active discipline and participated in a professional improvement course on the gamification strategy. As data collection instruments, the interview was used, elaborated from a pre-defined script and a mixed questionnaire (closed and open questions). From the results achieved, the data showed the existence of a miscellany of epistemologies that reflect in the planning of gamification and not the predominance of a single one, and although some authors insist on dividing gamification into two perspectives (closed or open), we may have a mix of these perspectives. The research also revealed some difficulties in planning the development of gamification, something already reported in published research.
Palavras-chave: Planejamento
Contexto educacional
Gamificação
Epistemologia
Planning
Educational context
Gamification
Epistemology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira. Reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8942
Data do documento: 11-out-2021
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