00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8936
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indicadores de sustentabilidade ambiental aplicado à região costeira do Município de Paripueira – AL
Autor(es): Santos, Joyce Suzana e Silva
Primeiro Orientador: Salomon, Karina Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Rochana Campos de Andrade Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Barboza, Márcio Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Daniel Pinto
Resumo: A cidade de Paripueira situa-se a 27km de Maceió, litoral norte do estado de Alagoas. O seu desmembramento do território de Barra de Santo Antônio ocorreu em 1988. Limita-se na parte Sul com o rio Sauaçuí e no Norte com o rio Sapucaí na cidade de Barra de Santo Antônio e na parte leste com o Oceano Atlântico. O município possui 6 Km de linha costeira abrigando um conjunto de ecossistemas de alta relevância ambiental, que ao longo dos anos vem passando por transformações, em grande parte, associada ao crescimento da população urbana. Com isso, houve uma necessidade de compreender as transformações, sociais, econômicas e ambientais, onde pode-se desenvolver um indicador de sustentabilidade para a área de estudo. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade ambiental a partir de indicadores de desenvolvimento sustentável já consolidados na região. Um dos principais instrumentos para guiar as ações públicas no desenvolvimento sustentável são os indicadores de sustentabilidade, pois englobam diversos aspectos, qualitativos e quantitativos, das dimensões social, econômica e ambiental com os seus parâmetros. A obtenção desses indicadores foi fundamental, principalmente, para regiões onde há uma grande pressão antrópica como a zona costeira. Sua zona costeira possui uma rica biodiversidade marinha, onde se faz presente a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, integrando o Parque Municipal Marinho. A metodologia utilizada nesse estudo foi bibliográfica e documental. Primeiramente, foi realizado um diagnóstico da área através de fontes confiáveis como, da literatura acadêmica, estudos e relatórios disponibilizados pelo IMA, IBGE, SNIS além de dados obtidos pela Prefeitura. Foram realizados Estudos sobre a caracterização da área como, localização, geologia, clima, vegetação e alguns agentes de impactos ambientais como, cemitério, postos de combustíveis, fábrica de gelo, dragagens entre outros. Foram escolhidos os indicadores de sustentabilidade, como o acesso ao sistema de abastecimento de água, efluentes, resíduos sólidos, balneabilidade das praias, drenagem urbana, cobertura vegetal, mortalidade infantil escolaridade e o PIB per capita, com seus respectivos parâmetros. Assim, pode-se verificar os resultados dos indicadores escolhidos chegando a um panorama geral de informações necessárias a fim de colaborar para a construção do desenvolvimento sob o enfoque integrador, onde foram oferecendo propostas de políticas públicas e contribuindo com o desenvolvimento sustentável desta localidade para que os moradores tenham qualidade de vida por meio da obtenção de uma infraestrutura urbana adequada às necessidades da população.
Abstract: .
Palavras-chave: Sustentabilidade territorial
Indicadores ambientais
Zona costeira - Paripueira (AL)
Territorial sustainability
Environmental indicators
Coastal zone - Paripueira (AL)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Citação: SANTOS, Joyce Suzana e Silva. Indicadores de sustentabilidade ambiental aplicado à região costeira do Município de Paripueira – AL. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8936
Data do documento: 27-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indicadores de sustentabilidade ambiental aplicado à região costeira do Município de Paripueira – AL.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.