00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8918
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de poemas como uma ferramenta para a alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): The use of poems as a tool for scientific literacy
Autor(es): Silva, Rayssa Juceli dos Santos
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Jadriane de Almeida
Resumo: O ensino de Química desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Através do conhecimento adquirido por meio dela, pode-se enxergar e compreender melhor o mundo e como ele funciona, além de estimular o pensamento reflexivo. Mas o que o ensino tem oferecido atualmente é uma visão muito abstrata e fraca da química, onde o que se aprende na escola se reduz a decorar e repetir o que ouve. Nesse sentido, visando uma estratégia para uma compreensão mais realista, que proporcione aos alunos uma melhor compreensão e visão da química foi considerado uma abordagem interdisciplinar entre Química e Literatura, estimulando o debate e a imaginação. A metodologia utilizada envolveu um levantamento bibliográfico acerca da interdisciplinaridade, a importância da leitura e o papel da alfabetização científica. Em seguida, foi realizada uma análise de 5 obras literárias, com gênero textual poemas, de dois autores brasileiros: João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, tais como Morte e Vida Severina e Alguma Poesia. Buscou-se, através da leitura dos mesmos, investigar poemas que abordassem possíveis analogias entre os assuntos escolhidos em Química, através de palavras chaves utilizadas pelo autor na produção de seus poemas. Foi proposto, então, uma sequência didática com temas introdutórios para aplicação no primeiro ano do ensino médio visando aumentar o interesse pelas aulas e buscando a aprendizagem significativa do conhecimento científico com base nos conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Abstract: The teaching of chemistry plays a crucial role in the formation of critical and active citizens in society. Through the knowledge acquired through chemistry, one can better see and understand the world and how it works, and stimulate reflective thinking. But what teaching has currently offered is a very abstract and weak vision of chemistry, where what is learned in school is reduced to memorizing and repeating what is heard. In this sense, aiming at a strategy for a more realistic understanding that provides students with a better comprehension and vision of chemistry, an interdisciplinary approach between Chemistry and Literature was considered, stimulating debate and imagination. The methodology used involved a bibliographic survey about interdisciplinarity, the importance of reading, and the role of scientific literacy. Then, an analysis was made of 5 literary works, with poems, by two Brazilian authors: João Cabral de Melo Neto and Carlos Drummond de Andrade, such as Morte e Vida Severina and Alguma Poesia. Through the reading of these poems, we sought to investigate possible analogies between the subjects chosen in Chemistry, through key words used by the author in the production of his poems. It was then proposed a didactic sequence with introductory themes for application in the first year of high school aiming to increase interest in the classes and seeking meaningful learning of scientific knowledge based on the knowledge already acquired by students.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Alfabetização científica
Leitura
Interdisciplinarity
Scientific literacy
Reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Silva, Rayssa Juceli dos Santos. O uso de poemas como uma ferramenta para a alfabetização científica. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química: Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8918
Data do documento: 4-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de poemas como uma ferramenta para a alfabetização científica.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.