Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8852
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Plataformas online: desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemia |
Autor(es): | Silva, Denise Maria da |
Primeiro Orientador: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbalho, José Ivamilson Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sobral, Denson André Pereira da Silva |
Resumo: | Este trabalho está pautado em entender como que os profissionais da educação juntamente com os alunos enfrentaram a pandemia do Covid-19 no ano de 2020, ao utilizarem as plataformas online durante as aulas remotas. Com isso, buscamos investigar quais os desafios e alternativas que ambas as partes envolvidas apresentaram em utilizar essas plataformas online para ensinar e aprender conteúdos escolares em tempos de pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas estruturadas por meio da ferramenta WhatsApp para professores e alunos do ensino do 1o ao 5o ano, que atuavam em escolas da rede pública do município de Delmiro Gouveia, Alagoas. Os dados analisados foram coletados no ano 2021 entre os meses de maio a junho de 2021, referente ao ano letivo de 2020. Dentre os resultados, destacamos que os principais desafios enfrentados pelos professores é pouca conectividade com o provedor de internet, a falta do auxílio dos pais e o pouco apoio com relação a coordenação pedagógica da escola. Com relação as crianças, as dificuldades mostraram ser a falta do contato físico com os colegas e professores, deixando a entender que na modalidade a distância ou online não conseguem compreender com coerência os conteúdos, tendo que recorrem a ajuda de terceiros. Quanto às alternativas, os professores visavam propor aulas dinâmicas para que não ocorra a evasão, mesmo fazendo uso das plataformas online. Concluímos que a mudança repentina do conforto da sala de aula do espaço escolar para o desconforto das salas virtuais no ambiente residencial, acarretou em uma série de problemas para professores e alunos, porém entendemos que essa medida foi necessária para a segurança e o bem estar de todos |
Abstract: | This work is based on understanding how education professionals together with students faced the Covid-19 pandemic in 2020, when using online platforms during remote classes. With this, we seek to investigate the challenges and alternatives that both parties involved presented in using these online platforms to teach and learn school content in times of a pandemic. For this, a qualitative research was carried out, with the application of structured interviews through the WhatsApp tool for teachers and students from the 1st to the 5th year, who worked in public schools in the municipality of Delmiro Gouveia, Alagoas. The analyzed data were collected in the year 2021 between the months of May and June 2021, referring to the 2020 academic year. Among the results, we highlight that the main challenges faced by teachers is poor connectivity with the internet provider, the lack of parents and the little support in relation to the pedagogical coordination of the school. Regarding the children, the difficulties showed to be the lack of physical contact with colleagues and teachers, implying that in the distance or online modality they cannot understand the contents coherently, having to resort to the help of third parties. As for the alternatives, the teachers aimed to propose dynamic classes so that evasion does not occur, even using online platforms. We conclude that the sudden change from the comfort of the classroom in the school space to the discomfort of virtual rooms in the residential environment, resulted in a series of problems for teachers and students, but we understand that this measure was necessary for the safety and well being of all. |
Palavras-chave: | Educação Plataformas on-line Aulas remotas Professores Ensino e aprendizagem Pandemia COVID-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Denise Maria da. Plataformas online: desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemia. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8852 |
Data do documento: | 17-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plataformas online desafios encontrados por professores e alunos em tempos de pandemia.pdf | 703.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.